Quais as novidades sobre o Mídia Dados em 2025?

Quais as novidades sobre o Mídia Dados em 2025?

15 de maio de 2025
Última atualização: 16 de maio de 2025
4min
mídia dados 2025 cafe com aner
O Mídia Dados 2025 tem formatos digitais e está disponível gratuitamente. Imagem: Aner
Márcia Miranda

No Café com Aner da terça-feira 13 de maio, a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) colocou em pauta a 38ª edição do Mídia Dados 2025. O encontro virtual, apresentado por Regina Bucco, contou com a participação de Luciana Schwartz, Antônio Toledano e Fábio Freitas. Durante o bate-papo eles destacaram a evolução e a relevância contínua do relatório Mídia Dados para o mercado.

O que é o Mídia Dados?

O Mídia Dados é um relatório anual publicado pelo Grupo de Mídia de São Paulo desde a primeira versão impressa, em 1987. Ele serve como uma referência para profissionais do mercado de mídia, principalmente em áreas como planejamento e mídia, fornecendo informações sobre o consumo de mídia, o desempenho dos veículos de comunicação e as tendências do mercado. 

O Mídia Dados 2025 é valioso para o mercado de comunicação, especialmente em sua versão nativa digital, utilizada por profissionais de mídia, anunciantes, veículos e publishers. A primeira versão digital foi disponibilizada em 2023.

“A 38ª edição do Mídia Dados é 100% digital e tem acesso gratuito, mediante cadastro”, explica Luciana Schwartz, Head de Mídia, BI e Inovação da Babal Azza, consultora Operacional do Grupo de Mídia de São Paulo, diretora da APP e responsável e curadora do Mídia Dados.

“Hoje o Mídia Dados é um documento, uma fonte de pesquisa homologada pelo Cenp, o que basicamente assina a importância e a seriedade dos dados que compõe o estudo”, destaca Antonio Toledano, membro do Conselho Superior do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), conselheiro da 6ª. Camara do Conar  e do Grupo de Mídia de São Paulo.

Quais informações é possível encontrar no Mídia Dados?

O Mídia Dados oferece mais de 200 gráficos com dados dos principais institutos de pesquisa do país, como Kantar, IVC, Nielsen, MMA, CScor, além de incluir informações de empresas como Spark e Upix, Meta e Google. Com a transição para o formato digital, houve uma expansão significativa na inclusão de dados de canais digitais. Em 2013, por exemplo, havia apenas uma tabela da CScor; hoje, são mais de 800.

Além dos dados tradicionais e da inclusão massiva de dados digitais, a publicação tem incorporado infográficos sobre temas relevantes e atuais do ecossistema de mídia, como TV conectada e influenciadores, desde 2022. O documento também inclui informações sociodemográficas do país.

“Todos os gráficos quadros e e infográficos são exportáveis. Isso constitui um material de valor incomensurável para desenvolvimento de planejamento para apresentações, para fundamentação de planos de mídia”, explicou Toledano.

O especialista também destacou a importância do Mídia Dados 2025 para as agências que operam no interior do país:

“Através da APP eu faço parte do sorteio das subcomissões técnicas que avaliam algumas licitações públicas e eu noto que principalmente as agências que disputam contas de prefeituras, de secretarias municipais pelo interior do Brasil têm, no Mídia Dados, quase que a única fonte de informação técnica para defender os seus planos de mídia”, conta.

Plataformas digitais e as novas métricas

Fábio Freitas destacou o desafio de educar o mercado, especialmente as novas gerações e pequenos negócios, sobre a importância do planejamento de mídia e o uso de ferramentas como o Mídia Dados. Mídia de agência de publicidade desde 97, ele destacou o cenário mais complexo com a rápida evolução das plataformas digitais e a tecnicidade crescente da mídia.

“A mídia estava simplificada à frequência com que você atingia as pessoas, às formas da audiência… e isso estava muito na mão do mídia de agência. Com o advento do digital, nasce uma uma lógica muito grande de busca por retorno imediato, de lead. E tudo isso está muito ligado ao dono da plataforma. Então, hoje, o Google tem um jeito de fazer; amanhã ele tem outro e depois de amanhã ele tem outro. Tornou-se uma tarefa hercúlea aprender a mídia”, disse.

Fábio também destacou as novidades implementadas pelo TikTok shop que exigem conhecimento de habilidades específicas para operar a plataforma.

Perdeu o Café com Aner sobre o Mídia dados?

Assine a Newsletter Aner e saiba tudo sobre as novidades da Aner e do mercado editorial jornalístico. Clique aqui e assine por email ou por WhatsApp.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.