Bolsa para estudar jornalismo em Harvard

Bolsa para estudar jornalismo em Harvard

20 de setembro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

20 de setembro de 2021

Estão abertas até o dia 1o. de dezembro as inscrições para o Nieman-Berkman Klein Fellowship in Journalism Innovation, a bolsa de estudos para jornalistas na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos,  oferecida pela Nieman Foundation for Journalism e pelo Berkman Klein Center for Internet & Society. O objetivo é estimulas as pesquisas de inovação em jornalismo. As vagas estão abertas para profissionais que tenham o mínimo de 5 anos de experiência e atuem nas áreas de negócios, planejamento, tecnologia ou liderança.

A bolsa tem o valor de US$ 75 mil e em alguns casos o candidato selecionado poderá, inclusive, levar a família para o local de estudo nos EUA. Todas as despesas serão cobertas durante os dois semestres que o trabalho estiver em andamento. Os selecionados terão que propor um projeto relacionado com a modernização e transformação digital do jornalismo, como novos modelos de negócios e fontes de renda para financiamento de empresas de comunicação, técnicas de reportagem e ferramentas de tecnologia.

Entre os documentos exigidos para as inscrições estão perfil profissional, amostras de seus trabalhos como jornalista, uma proposta de estudos em Harvard e cartas de recomendação. Além disso é necessário preparar uma carta de motivação e um application, um documento com diversas informações, fotografias e exames médicos sobre a sua vida pessoal. Por conta da variedade de informações a serem reunidas, vale a pena começar logo a preparação, já que todo o material tem que ser enviado até 1o. de dezembro.

Clique aqui e veja a documentação para se inscrever

Clique aqui e leia mais sobre o curso

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.