As novas fontes de financiamento do jornalismo

As novas fontes de financiamento do jornalismo

5 de maio de 2023
Última atualização: 16 de agosto de 2023
5min
Jan Schaffer
Márcia Miranda

05 de maio de 2023

Jan Schaffer
Jan Schaffer falou sobre fontes alternativas de renda. Imagem: Reprodução de internet towcenter.columbia.edu

Jan Shcaffer foi a palestrante do último encontro do Acelerando Negócios Digitais, para dar ideias aos alunos sobre as novas fontes de financiamento do jornalismo. O programa, realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ), tem o apoio da Meta e parceria com diversas associações de imprensa brasileiras, como a Aner e a ANJ.

A especialista fez um painel sobre as formas de financiamento e remuneração da mídia editorial e contou as principais tendências nos Estados Unidos. Ela explicou que a maioria das organizações de mídias estão nas mãos de empresas de hedge, o que tem levado à administração com vistas ao lucro.

“Empresas de hedge não têm objetivo jornalístico. Elas estão ali para ter lucro e o que lhes resta fazer é eliminar equipe, cortar gastos com coberturas e vender prédios”, explicou, destacando os números nada positivos para o jornalismo: “200 jornais locais foram fechados desde 2005 e a renda dos jornais e dos jornalistas diminuíram. Há muitas áreas de desertos de notícias sem cobertura e organizações que se dizem de jornalismo são, na verdade, entidades políticas. O lado positivo é o surgimento de organizações sem fins lucrativos no segmento”.

Trocando financiadores por doadores

Jan explicou que as empresas não devem aguardar que o financiamento venha apenas de assinantes ou publicidade, mas de pessoas realmente interessadas nas notícias, daí a importância de conhecer os hábitos dos leitores fiéis.

“O dinheiro virá em um fluxo em menor, mas de pessoas realmente interessadas. E são nessas pessoas que as empresas têm que se concentrar para receber doações”, explicou, destacando a necessidade de criatividade.

Jan sugere, entre outras opções de financiamento, a criação de novos produtos, podcasts, newsletters patrocinadas e eventos segmentados, além de  comercialização de produtos com a marca da empresa jornalística.

Veja abaixo algumas sugestões sobre pontos de atenção:

  • Identifique possíveis parceiros
  • Identifique possíveis patrocinadores
  • Conte sua história: dados do site, relatórios anuais
  • Preste atenção no que está funcionando
  • Esteja pronto para mudar rapidamente
  • Dê espaço para participação de seu parceiro/ colaborador

E sobre as fontes de renda, veja algumas ideias:

  • Branded content
  • Assinantes
  • Membership
  • Patrocinadores para produtos isolados
  • Doações (instituições ou pessoas físicas)
  • Eventos de informação para público segmentado
  • Eventos patrocinados
  • Eventos financiados por venda de ingressos
  • Newsletters patrocinadas

Jan Schaffer também deu a dica de instituições filantrópicas que financiam ou colaboram para o futuro do jornalismo, entre elas LION publishers e a American Journalism Project e de documentos que podem ajudar os editores na pesquisa de novas fontes de financiamento, como o relatório 50 dicas de autosustentabilidade, que os leitores da Newsletter Aner já conhecem, e o site Construindo um Portfólio de Receitas, de Jeremy Caplan.

Card azul Junior Rocha Acelerando

Próxima palestra será sobre Tecnologia

O convidado da próxima palestra do Acelerando será Junior Rocha, fundador da Opará Criações, que surgiu no ano de 2019 com a missão de entregar serviços de design e tecnologia de ponta para ONG’s, Movimentos Populares, Sindicatos e outras organizações independentes.

Defensor da privacidade online, Junior dá cursos, consultoria e palestras sobre desenvolvimento web com WordPress, tecnologia para movimentos sociais, segurança da informação e comunicação segura.

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Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.