As novas fontes de financiamento do jornalismo
05 de maio de 2023
Jan Shcaffer foi a palestrante do último encontro do Acelerando Negócios Digitais, para dar ideias aos alunos sobre as novas fontes de financiamento do jornalismo. O programa, realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ), tem o apoio da Meta e parceria com diversas associações de imprensa brasileiras, como a Aner e a ANJ.
A especialista fez um painel sobre as formas de financiamento e remuneração da mídia editorial e contou as principais tendências nos Estados Unidos. Ela explicou que a maioria das organizações de mídias estão nas mãos de empresas de hedge, o que tem levado à administração com vistas ao lucro.
“Empresas de hedge não têm objetivo jornalístico. Elas estão ali para ter lucro e o que lhes resta fazer é eliminar equipe, cortar gastos com coberturas e vender prédios”, explicou, destacando os números nada positivos para o jornalismo: “200 jornais locais foram fechados desde 2005 e a renda dos jornais e dos jornalistas diminuíram. Há muitas áreas de desertos de notícias sem cobertura e organizações que se dizem de jornalismo são, na verdade, entidades políticas. O lado positivo é o surgimento de organizações sem fins lucrativos no segmento”.
Trocando financiadores por doadores
Jan explicou que as empresas não devem aguardar que o financiamento venha apenas de assinantes ou publicidade, mas de pessoas realmente interessadas nas notícias, daí a importância de conhecer os hábitos dos leitores fiéis.
“O dinheiro virá em um fluxo em menor, mas de pessoas realmente interessadas. E são nessas pessoas que as empresas têm que se concentrar para receber doações”, explicou, destacando a necessidade de criatividade.
Jan sugere, entre outras opções de financiamento, a criação de novos produtos, podcasts, newsletters patrocinadas e eventos segmentados, além de comercialização de produtos com a marca da empresa jornalística.
Veja abaixo algumas sugestões sobre pontos de atenção:
- Identifique possíveis parceiros
- Identifique possíveis patrocinadores
- Conte sua história: dados do site, relatórios anuais
- Preste atenção no que está funcionando
- Esteja pronto para mudar rapidamente
- Dê espaço para participação de seu parceiro/ colaborador
E sobre as fontes de renda, veja algumas ideias:
- Branded content
- Assinantes
- Membership
- Patrocinadores para produtos isolados
- Doações (instituições ou pessoas físicas)
- Eventos de informação para público segmentado
- Eventos patrocinados
- Eventos financiados por venda de ingressos
- Newsletters patrocinadas
Jan Schaffer também deu a dica de instituições filantrópicas que financiam ou colaboram para o futuro do jornalismo, entre elas LION publishers e a American Journalism Project e de documentos que podem ajudar os editores na pesquisa de novas fontes de financiamento, como o relatório 50 dicas de autosustentabilidade, que os leitores da Newsletter Aner já conhecem, e o site Construindo um Portfólio de Receitas, de Jeremy Caplan.
Próxima palestra será sobre Tecnologia
O convidado da próxima palestra do Acelerando será Junior Rocha, fundador da Opará Criações, que surgiu no ano de 2019 com a missão de entregar serviços de design e tecnologia de ponta para ONG’s, Movimentos Populares, Sindicatos e outras organizações independentes.
Defensor da privacidade online, Junior dá cursos, consultoria e palestras sobre desenvolvimento web com WordPress, tecnologia para movimentos sociais, segurança da informação e comunicação segura.
Participe e atualize-se!
Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.
Clique aqui para saber como se associar
Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.
Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.
Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.