André Marsiglia representa Aner em debate sobre PL4.394/19 na Câmara

André Marsiglia representa Aner em debate sobre PL4.394/19 na Câmara

23 de agosto de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

23 de agosto de 2021

O advogado André Marsiglia, do Lourival J. Santos Advogados, representou a Aner na audiência pública para discutir o Projeto de Lei  4349/19, que determina a publicação de um aviso indicando que fotos utilizadas em uma determinada publicação foram manipuladas digitalmente. O texto prevê que a mensagem será obrigatória em todas as imagens divulgadas pela imprensa, campanhas políticas, fotografia de arte e imagens em embalagens de produtos, além de comerciais veiculados na televisão e em redes sociais.

Durante o debate, o advogado alertou sobre a má interpretação do PL que pode colocar em risco as  liberdades de expressão e de imprensa:

“As liberdades de expressão e de imprensa precisam ser resguardadas. Esse raciocínio consequencialista que, às vezes, precisamos ter em relação a esse tipo de projeto, se faz necessária devido à aplicação nem sempre democrática, ou tão democrática, até mesmo autoritária, de projetos que têm  em sua raiz, na sua essência, uma visão democrática.”

O encontro promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, aconteceu na segunda-feira, 16 de agosto. Participaram também Suelma Rosa (Unilever Brasil), João Camilo (Abratel), Rodolfo Salema (Abert), Ricardo Pereira (ANJ), Joana de Vilhena Novaes (PUC-Rio) e Armando Strozenberg (Conar).

Apesar de destacar que a finalidade do PL é positiva, no sentido de buscar um modelo de propaganda mais inclusivo, que não engane o consumidor com padrões de beleza inalcançáveis, André Marsiglia destacou que a aplicação pode ter efeito contrário, na interpretação do dia a dia.

A íntegra da audiência pública pode ser vista no Portal da Câmara dos Deputados.

Veja um trecho da participação de Andre Marsiglia em nosso Instagram.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.