A pedido de Russomanno, Justiça suspende divulgação de pesquisa Datafolha em SP

A pedido de Russomanno, Justiça suspende divulgação de pesquisa Datafolha em SP

11 de novembro de 2020
Última atualização: 11 de novembro de 2020
Helio Gama Neto

O GLOBO

A pedido da coligação do candidato Celso Russomanno (Republicanos), o juiz eleitoral Marco Antonio Martin Vargas suspendeu nesta terça-feira a divulgação da próxima pesquisa Datafolha.

O levantamento é feito a pedido do jornal “Folha de S.Paulo” e da TV Globo, entre 9 e 10 de novembro, sobre a eleição municipal de São Paulo, e deveria ser divulgado no dia 11.

O juiz entendeu que houve irregularidades na pesquisa, como a ausência de estratificação dos entrevistados em relação ao nível econômico, fusão irregular de estratos quanto ao grau de instrução dos eleitores e “simulações tendenciosas de segundo turno”, por exemplo. A decisão tem caráter provisório.

Segundo o jornal, o Datafolha vai recorrer da decisão. Esta seria a quinta pesquisa divulgada pelo instituto desde o início da propaganda eleitoral na TV e no rádio.

Analítico: Eleitor indeciso deve levar a tudo ou nada entre Russomanno, França e Boulos

“Causa espanto e é preocupante o pedido de impugnação da divulgação justamente agora quando o candidato que solicita a censura apresenta queda nas intenções de voto. É um ataque ao direito do eleitor de se informar, uma ação antidemocrática”, afirmou o diretor de pesquisas do Datafolha, Alessandro Janoni, à “Folha de S.Paulo”.

A decisão judicial definiu multa diária de R$ 1 mil caso o Datafolha divulgue a pesquisa e deu o prazo de dois dias para a empresa apresentar sua defesa.

ANJ considera censura
Em nota, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) lamentou a decisão que considera um caso de censura judicial. “A pesquisa se utiliza dos mesmos parâmetros há mais de 35 anos aplicados nas eleições em São Paulo, mas mesmo assim a Justiça Eleitoral considerou que ela pode estar em desacordo com a legislação”, questiona a associação.

A ANJ ressalta ainda que “o acesso às informações contidas na pesquisa é um direito de todos os cidadãos, sobretudo dos eleitores paulistanos”. E conclui: “Pesquisas eleitorais são elementos fundamentais na vida democrática e cerceá-las é afronta à própria democracia”.

Com apoio explícito do presidente Jair Bolsonaro, Celso Russomanno vem demonstrando uma queda acentuada nas pesquisas desde o início da campanha. O Datafolha apontou que ele tinha 29% de intenções de voto em 5 de outubro, no primeiro levantamento, que e caiu para 16% no último, divulgado em 5 de novembro.

Faça o teste: Com qual candidato a prefeito você mais se identifica?

O desempenho descendente de Russomanno fez com que ele fosse numericamente ultrapassado pelo candidato Guilherme Boulos (PSOL) na última pesquisa do Ibope, divulgada na segunda-feira. De acordo com o instituto, Boulos tem 13% e Russomanno, 12%. Bruno Covas, por sua vez, lidera com 32%.


Warning: Undefined array key "" in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 206

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 206
Helio Gama Neto