Kantar: como adotar IA Gen nas estratégias de marketing?

Kantar: como adotar IA Gen nas estratégias de marketing?

25 de fevereiro de 2025
Última atualização: 25 de fevereiro de 2025
3min
Relatório capabilty curve da Kantar aborda o uso da IAGen nas estratégias de marketing
O relatório avalia o uso da IAGen nas estratégias de marketing. Imagem: Reprodução Kantar
Márcia Miranda

A Kantar acaba de lançar um relatório com insights práticos e frameworks para ajudar as empresas a adotar a IA Gen nas estratégias de marketing de forma eficaz. O estudo baseia-se em entrevistas com mais de 50 profissionais, entre CMOs e diretores de marketing em todo o mundo.

Capability Curve – Fear or FOMO aborda tanto as oportunidades quanto os desafios que os profissionais de marketing enfrentam. O relatório enfatiza que a GenAI é uma ferramenta poderosa que pode aprimorar as capacidades de marketing, mas requer uma abordagem estratégica e focada em capacidades.

O documento destaca que é essencial que as empresas invistam em treinamento, abordem os desafios éticos e de dados e garantam que haja supervisão humana para garantir que a GenAI seja usada de forma eficaz e responsável. A chave para o sucesso reside na combinação das habilidades humanas com o poder da IA, permitindo que os profissionais de marketing mantenham sua vantagem estratégica e criativa.

Veja algumas das dicas sobre IA Gen nas estratégias de marketing

A GenAI pode desempenhar quatro papéis principais: Avanço Estratégico, Eficiência Operacional, Elevação da Marca e Marketing Automatizado. O relatório destaca cases de algumas empresas:

  • GPT exclusivo – A Group Bel usou o seu próprio BelGPT para conectar dados sobre participação de mercado, vendas baseadas em canais e dados competitivos para ver onde estão as maiores oportunidades de crescimento para o portfólio, usando IA como auxílio à decisão.
  • Pesquisa de mercado – A Coca Cola usou GenAI para co-criar um novo sabor chamado Y-3000. Eles perguntaram aos fãs da Coca-Cola ao redor do mundo qual seria o sabor do ano 3000 e combinaram isso com insights da GenAI para desenvolver um novo sabor para a bebida.
  • Otimização de tarefas – A Reckitt fez uma análise completa sobre onde os profissionais de marketing gastam seu tempo hoje e onde eles gostariam de gastar seu tempo idealmente. Em seguida, usou isso como um ponto de partida para lançar uma série de casos de uso para IA para automatizar algumas dessas tarefas demoradas, para que os profissionais de marketing possam se concentrar nas coisas que realmente importam.
  • Embaixador virtual – A AIA, uma das principais companhias de seguros da Ásia – criou uma versão de IA do astro do futebol e embaixador da marca Son Heung-min – chamada AI Sonny – para criar vídeos para dar as boas-vindas e integrar seus novos clientes de uma forma mais pessoal.

Baixe o relatório completo na página da Kantar, após o preenchimento de um formulário de contato. Clique aqui para baixar

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.