Alegria estratégica, desvontade e otimismo cético: Guia antecipa tendências de consumo em 2027

Alegria estratégica, desvontade e otimismo cético: Guia antecipa tendências de consumo em 2027

16 de junho de 2025
Última atualização: 16 de junho de 2025
4min
Capa em fundo branco do Guia consumidor do futuro emoções wgsn mostra mulher asiática de olhos fechados com flor roxa sobre um dos olhos.
O Guia mostra tendências nas emoções dos consumidores em 2027. Imagem: Reprodução de internet WGSN
Márcia Miranda

Na onda do “futuro é agora”, a consultoria WGSN, especializada em tendências de consumo e design saiu na frente. Preparou o Guia Consumidor do Futuro 2027 – Emoções com previsões e tendências sobre as emoções dos consumidores para 2027. O estudo já anuncia os sentimentos que vão mover os consumidores: Alegria estratégica, desvontade e otimismo cético.

O guia gratuito, que pode ser baixado na página da WGSN, identifica formas de antecipar as necessidades dos consumidores. Preparamos um breve resumo para nortear os nossos editores sobre o tema. Afinal, as emoções também movem a audiência de editoras.

Emoções derivadas do ritmo de vida no cotidiano

Uma das principais diretivas do guia é o quanto as emoções são cada vez mais responsáveis pelas tendências de consumo. De acordo com Nik Dinning, vice-presidente de Marketing WGSN, a tendência aumentou ainda mais após a pandemia. As escolhas de compra e de marcas estão sensivelmente mais conectadas aos sentimentos e às causas que defendemos.

“Em nossa nova análise de tendências, Consumidor do Futuro 2027: emoções, apresentamos um guia para compreender essas emoções centrais e mostramos como desenvolver os produtos ideais para seus consumidores, conectando-se com seus pensamentos, sentimentos e comportamentos”, diz ele.

A WGSN analisa pesquisas globais, tendências de design e dados quantitativos e qualitativos para fornecer previsões estratégicas e insights essenciais para desenvolvimento de produtos, planejamento e
estratégias de venda. Entre as fontes, desfiles de moda, redes sociais, varejo, buscas online e análise de sentimentos, para antecipar tendências.

No guia gratuito a WGSN disponibiliza três das seis tendências de consumo detectadas para 2027. Veja aqui algumas delas:

Alegria Estratégica

O estresse prolongado, tédio e desregulação dos últimos anos criaram uma reação que os especialistas da WGSN chamam de Alegria Estratégica. Trata-se de uma resposta emocional que une a sensação de alegria a um propósito ou movimento.

#ficaadica: As marcas devem cultivar a alegria, serenidade, o bom humor e a leveza em seus produtos. A brincadeira estimula o público a adotar hábitos e mentalidades positivas, a abraçarem experiências mais saudáveis ou conscientes.

Desvontade

Já se sentiu desestimulado e sem qualquer vontade de resolver as urgências que batem à porta? Pois o seu público também está assim. De acordo com o Guia Consumidor do Futuro – Emoções, o que causa a desvontade é a ânsia por se livrar de responsabilidades em excesso, opressão, burnout, exaustão, sobrecarga emocional e de trabalho. Isso também passa pelo mundo digital e a necessidade de desconexão. Lembra de nosso material sobre cultura offline?

#ficaadica: Seja menos exigente com seu público. Crie janelas de oportunidades onde ele possa respirar e celebrar a vida de forma menos urgente e mais serena. Colabore com informação sobre quebra de hábitos prejudiciais, para ajudar as pessoas a investirem sua energia de forma mais racional e leve. Invista em um canal de comunicação bem organizado em UX, facilite a vida do seu leitor. Ele agradece!

Otimismo cético

Acredite, mas desconfie. É assim que o público vai se movimentar em um cenário que a inteligência artificial é capaz de moldar áudio, vídeo, texto e tudo mais no digital. O cenário é de deslumbre com as possibilidades, mas de preocupação verdadeira com tudo que a IA pode falsear.

#ficaadica: Cultive a confiança. Mostre ao seu leitor o quanto a IA pode ser útil e confiável se utilizada de formas racionais e éticas. Ajude seus leitores a interpretarem as ameaças, de forma que alcancem a
sabedoria, o equilíbrio e a confiança.

Para baixar o Guia completo, vá até a página da WGSN.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.