Aner participa do lançamento de documentário da Caras realizado com apoio da Meta e do ICFJ

Aner participa do lançamento de documentário da Caras realizado com apoio da Meta e do ICFJ

16 de fevereiro de 2024
Última atualização: 16 de fevereiro de 2024
6min
Cena do documentário da Caras Mulheres do sertão sobre entrega de cisternas financiado pelo Acelerando Negócios Digitais
Gardênia, que participa do documentário da Caras Mulheres do Sertão é nascida em Mata Grande (AL)
Márcia Miranda

A Aner esteve no MIS, em São Paulo, 6 de fevereiro, para o lançamento do documentário da Caras “Mulheres do Sertão – A Força que Supera a Seca”. A obra, dirigida pela documentarista e videomaker Livia Cappellari, retrata o papel das mulheres de Mata Grande (AL), uma das regiões mais vulneráveis do Sertão, que não tem acesso à água tratada. O projeto foi desenvolvido pela Caras graças ao Programa Acelerando Negócios Digitais com Aner e ANJ, promovido pelo International Center for Jornalists (ICFJ) com apoio da Meta.

A produção acompanhou a campanha Conectando Amor no Sertão, da ONG Visão Mundial e da empresa Turn on the Light na primeira parte da entrega de 100 cisternas para famílias de Mata Grande, no ano passado.

“O Luis Maluf viajou para Mata Grande com um amigo que há algum tempo já acompanhava o projeto de cisternas na região e ele voltou de lá muito animado para participar do projeto. Ele viu várias famílias, principalmente as mulheres, num esforço muito grande para levar água para dentro da sua casa. Elas caminhavam uma, duas, três horas por dia para ir buscar água numa região próxima. Às vezes faziam três viagens por dia, dividindo um balde para família inteira tomar banho”, conta Luciana Romano, explicando como o presidente do Grupo Perfil conheceu a iniciativa.

Caras foi a mídia para divulgação e novas parcerias para a campanha

A partir dessa visita, Maluf decidiu criar campanhas de marketing e usar a Caras como uma plataforma de divulgação do projeto. Conquistou também o apoio de parceiros como o SBT, que rodou o vídeo sobre a campanha das cisternas por dois meses no canal.

“Criamos um contador no site para acompanhar as metas e atualizávamos os números a cada cisterna conquistada. Cada uma delas custava R$6 mil e o projeto completo impactaria a vida de 17 mil pessoas”.

A apresentadora Gardênia Cavalcanti, nascida na localidade, participou do documentário.

“Eu fui à sede da Caras e ouvi o nome Mata Grande…e eu disse: Oi? Eu nasci ali!”, conta Gardênia. “É muito emocionante me ver ali, naquela terra que eu pisei quando criança, que é a minha origem”.

Veja como foi o lançamento do documentário da Caras no MIS

Associação à Aner foi essencial para a realização do documentário

Documentário da Caras foi um dos oito projetos de associados Aner aprovados pelo Programa Acelerando Negócios Digitais com Aner e ANJ, realizado em 2023. O programa aceitou inscrições de projetos dos associados interessados em desenvolverem novas formas de negócios digitais, incluindo monetização. Os selecionados pelo ICFJ assistiram a uma série de aulas de profissionais nacionais e internacionais, mentoria exclusiva e até 15mil para realizarem seus projetos.

“Quando estávamos na metade da campanha a Aner nos convidou para um Café com Aner sobre o Acelerando Negócios Digitais. Então, participamos da seleção, ganhamos a mentoria e um grant. Assim, pudemos desenvolver um projeto de vídeo, mais estruturado, com equipes indo ao local e registrando a movimentação. A nossa jornalista Lilian Coelho, que cuida da nossa marca Perfil Brasil foi quem liderou o projeto”, conta Luciana.

Além do Grupo Perfil, também foram selecionados para participação no Acelerando Negócios Digitais o Grupo100fronteiras, Carta Capital, Atual, Pais&Filhos, Vida Simples, Grupo Perfil Brasil, Notícias do Dia e Quatro Cinco Um.

Diretora executiva da Aner destaca oportunidades no documentário da Caras

Luciana Romano e Regina Bucco durante o lançamento no MIS. Foto: Divulgação/Aner

Presente ao lançamento, a diretora-executiva da Aner, Regina Bucco, ficou encantada com a força do documentário da Caras. Sempre de olho em novas oportunidades de negócios , ela destacou o quanto essa iniciativa pode colaborar para criação de parcerias entre instituições e as empresas interessadas em soluções inovadoras e criativas para marcas.

“O documentário é maravilhoso e a ideia abre um leque de oportunidades para os publishers. Ao mesmo tempo em que destaca a marca Caras e o Grupo Perfil, colabora com as ações de instituições dedicadas a causas importantes, que tem um forte apelo”, elogiou. “São novas oportunidades que se transformam em ganhos de marca e ampliação de alcance para todos os parceiros envolvidos. Isso sem contar os benefícios inquestionáveis para o social. A Aner está de olho nestes novos modelos”, destacou.

Documentário da Caras mostra a realidade de seis sertanejas

Na comunidade da Serra do Urubu, a produção do documentário da Caras conheceu a realidade de seis sertanejas. Entre as mais de 100 famílias que vivem sem acesso à água, elas são obrigadas a enfrentar caminhadas de até uma hora em busca de fontes e riachos. Nos períodos de seca, a situação se agrava ainda mais, deixando todos sem acesso a um recurso essencial para a sobrevivência.

“Nosso objetivo com essa produção é dar voz a quem luta diariamente para ter acesso ao básico. Queremos sensibilizar a sociedade e mobilizar mais pessoas a se engajarem na luta pela garantia do direito ao mínimo”, ressalta Luis Maluf, do Grupo Perfil.

“Acreditamos na importância de unir esforços e recursos para enfrentar os desafios sociais de forma efetiva. O documentário Mulheres do Sertão é um exemplo concreto dessa união, que tem o potencial de transformar vidas e comunidades inteiras”, conclui o Diretor Nacional da Visão Mundial, Thiago Crucciti.

Assista ao documentário da Caras

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, junte-se a nós! Participe das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Queremos ouvir a sua opinião. Participe dos debates e una-se a outros publishers e parceiros de negócios, com instituições nacionais e globais. São cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Além disso, há a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado.

Márcia Miranda
Administrator