Educação: é melhor estudar no digital ou no papel?

Educação: é melhor estudar no digital ou no papel?

1 de outubro de 2024
Última atualização: 4 de outubro de 2024
3min
Banner em fundo degradê azul e amarelo mostra card de convite save the date para webinar sobre estudar no digital ou no papel
O webinar vai debater as diferenças entre a educação com papel e a que usa os meios digitais. Arte: Two Sides
Márcia Miranda

A Abrelivros, Revista Educação e a Two Sides vão reunir especialistas para debater sobre a resposta neurológica dos estudantes em relação às mídias analógicas e digitais na educação. O webinar internacional Estudar no digital ou no papel? tem o patrocínio da Editora FTD e da Suzano Papel e Celulose e conta com o apoio institucional da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e de diversas associações e parceiros.

O evento é online e gratuito e acontecerá no dia 10 de outubro, entre as 17h e as 19h. As inscrições já estão abertas aqui. Quem se inscrever terá direito a certificado de participação.

Os palestrantes vão discutir a relação entre o tradicional e o inovador na educação. Desde o lançamento do primeiro e-book, há cerca de 50 anos, e agora com a Inteligência Artificial, as tecnologias digitais vêm avançando e se somando aos materiais didáticos tradicionais, de papel. No entanto, até hoje há muitos questionamentos sobre que lugar essas inovações devem ter nas salas de aula. É natural que seja assim – a comunicação digital é muito recente, quando comparada com os 2 mil anos de existência do papel.

Além da Aner, o webinar Estudar no digital ou no papel conta com muitas associações e parceiros: ABIGRAF, ABRO, ABTCP, Andipa, ANJ, Casa Educação, CBL, IBÁ, Instituto Pró Livro, Libre, Ondas Impressas, Revista Papelaria, SINPACEL, SINPASUL, SINPESC, SNEL

Compartilhe conhecimento! Faça parte da Aner!

Programa inclui pesquisas e debates para informar profissionais de educação

Como contribuição a esse debate, serão apresentadas pesquisas recentes. A ideia é esclarecer equívocos comuns sobre os impactos ambientais das mídias em papel e eletrônicas. O webinar Estudar no digital ou no papel? é destinado a profissionais e gestores de sistemas públicos e privados de educação em todos os níveis. Veja o que será debatido:

Por que nos lembramos melhor das coisas quando as escrevemos à mão?

Audrey van der Meer

Pesquisadora e professora de neuropsicologia na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Mestre pela Universidade Livre de Amsterdã e doutora pela Universidade de Edimburgo, Escócia. Codiretora do Laboratório de Neurociência do Desenvolvimento, onde investiga o cérebro humano, seus mecanismos de aprendizagem e de aquisição de habilidades. Participou da série documental da Netflix “Bebês em Foco”.

Do impresso ao digital: o equilíbrio em prol da aprendizagem

Sandra Scapin

Pedagoga e especialista em Docência do Ensino Superior pela PUC-SP. Quarenta anos de experiência em docência e coordenação pedagógica. Especialista em liderança, gestão de pessoas, metodologias ativas, avaliação, competências socioemocionais e relação escola-família. Articulista e coautora do livro “Sala de Aula – um Espaço em Construção”. Cofundadora do Núcleo de Formação de Educadores Educatuar.

Inteligência humana: entre o orgânico e o artificial

Tathyana Gouvea Coordenadora da Faculdade de Pedagogia do Instituto Singularidades e do laboratório Maker de formação de professores. Organizadora da Revista Acadêmica Invenções Pedagógicas.  Doutora em Inovação Educacional pela FE/USP. Pós-doutora pelo Instituto de Estudos Avançados sobre Inteligência Artificial na Educação. Coautora do livro “Inteligência Genuinamente Humana”.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.