Educação: é melhor estudar no digital ou no papel?
A Abrelivros, Revista Educação e a Two Sides vão reunir especialistas para debater sobre a resposta neurológica dos estudantes em relação às mídias analógicas e digitais na educação. O webinar internacional Estudar no digital ou no papel? tem o patrocínio da Editora FTD e da Suzano Papel e Celulose e conta com o apoio institucional da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e de diversas associações e parceiros.
O evento é online e gratuito e acontecerá no dia 10 de outubro, entre as 17h e as 19h. As inscrições já estão abertas aqui. Quem se inscrever terá direito a certificado de participação.
Os palestrantes vão discutir a relação entre o tradicional e o inovador na educação. Desde o lançamento do primeiro e-book, há cerca de 50 anos, e agora com a Inteligência Artificial, as tecnologias digitais vêm avançando e se somando aos materiais didáticos tradicionais, de papel. No entanto, até hoje há muitos questionamentos sobre que lugar essas inovações devem ter nas salas de aula. É natural que seja assim – a comunicação digital é muito recente, quando comparada com os 2 mil anos de existência do papel.
Além da Aner, o webinar Estudar no digital ou no papel conta com muitas associações e parceiros: ABIGRAF, ABRO, ABTCP, Andipa, ANJ, Casa Educação, CBL, IBÁ, Instituto Pró Livro, Libre, Ondas Impressas, Revista Papelaria, SINPACEL, SINPASUL, SINPESC, SNEL
Compartilhe conhecimento! Faça parte da Aner!
Programa inclui pesquisas e debates para informar profissionais de educação
Como contribuição a esse debate, serão apresentadas pesquisas recentes. A ideia é esclarecer equívocos comuns sobre os impactos ambientais das mídias em papel e eletrônicas. O webinar Estudar no digital ou no papel? é destinado a profissionais e gestores de sistemas públicos e privados de educação em todos os níveis. Veja o que será debatido:
Por que nos lembramos melhor das coisas quando as escrevemos à mão?
Audrey van der Meer
Pesquisadora e professora de neuropsicologia na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Mestre pela Universidade Livre de Amsterdã e doutora pela Universidade de Edimburgo, Escócia. Codiretora do Laboratório de Neurociência do Desenvolvimento, onde investiga o cérebro humano, seus mecanismos de aprendizagem e de aquisição de habilidades. Participou da série documental da Netflix “Bebês em Foco”.
Do impresso ao digital: o equilíbrio em prol da aprendizagem
Sandra Scapin
Pedagoga e especialista em Docência do Ensino Superior pela PUC-SP. Quarenta anos de experiência em docência e coordenação pedagógica. Especialista em liderança, gestão de pessoas, metodologias ativas, avaliação, competências socioemocionais e relação escola-família. Articulista e coautora do livro “Sala de Aula – um Espaço em Construção”. Cofundadora do Núcleo de Formação de Educadores Educatuar.
Inteligência humana: entre o orgânico e o artificial
Tathyana Gouvea Coordenadora da Faculdade de Pedagogia do Instituto Singularidades e do laboratório Maker de formação de professores. Organizadora da Revista Acadêmica Invenções Pedagógicas. Doutora em Inovação Educacional pela FE/USP. Pós-doutora pelo Instituto de Estudos Avançados sobre Inteligência Artificial na Educação. Coautora do livro “Inteligência Genuinamente Humana”.