Inscreva-se para o Lab de Negócios da Aner sobre Monetização

Inscreva-se para o Lab de Negócios da Aner sobre Monetização

15 de abril de 2025
Última atualização: 15 de abril de 2025
4min
Lab de Negócios Aner Monetização Alan Johnson
As inscrições vão até 30 de abril. Imagem: Arte Aner/Rosy Gonzalez
Márcia Miranda

A Aner tem o prazer de apresentar mais uma edição do Laboratório de Negócios, agora voltado à técnicas de Monetização 360º: Estratégias para Publicações Sustentáveis. Conduzido pelo especialista Alan Jhonson, o workshop propõe uma imersão prática e estratégica nas ferramentas, metodologias e dinâmicas que estão redefinindo os modelos de receita no ambiente digital. As aulas vão de 14 a 22 de maio, sempre às quintas-feiras e as inscrições já estão abertas até o dia 30 de abril.

A iniciativa é voltada a editores, publishers e profissionais de redação e comercial interessados em desenvolver novos caminhos de monetização, com base em dados, integração entre equipes e inovação. O laboratório será realizado em quatro encontros online e ao vivo, com aulas focadas em capacitação comercial digital, integração entre redação e áreas comerciais, desenvolvimento de projetos inovadores e cultura data-driven.

Durante o percurso, os participantes irão experimentar dinâmicas colaborativas, analisar cases de sucesso, aprender a usar ferramentas digitais essenciais e desenvolver mini-projetos com potencial de aplicação direta em seus portais. O objetivo é capacitar os profissionais para gerar valor e receita de forma sustentável, por meio de estratégias aplicáveis e alinhadas às transformações do mercado.

Lab de Negócios Aner sobre Monetização será gratuito para associados Aner

Alan Jhonson é um dos principais nomes do mercado de monetização digital no Brasil, com ampla experiência na liderança de projetos em veículos de mídia e plataformas de tecnologia. Com uma abordagem prática, conectada às dores reais das empresas de comunicação, ele trará aos participantes uma jornada de aprendizado focada em resultados e adaptável a diferentes perfis de operação.

O Lab é gratuito para associados da Aner e contará com processo seletivo para formação da turma. Veja os principais critérios para se inscrever:

  • Aberto aos profissionais publishers interessados em compreender e mapear fontes de receitas em um ecossistema editorial.
  • É desejável que os participantes já tenham uma atuação comercial ativa em seus ambientes e que estejam abertos a explorar novas oportunidades em seu trabalho.
  • Os participantes devem se comprometer a participar de todas as sessões do workshop.
  • É necessário que o publisher seja um associado da Aner.

Veja aqui o Café com Aner com Alan Jonhson

Veja um calendário do Lab

  • Anúncio e abertura de inscrições: 15 de abril
  • Período de inscrições: 15 de abril até 30 de abril
  • Anúncio dos selecionados: 06 de maio (durante o Café com Aner)
  • Aula 1: 14 de maio, quarta-feira, das 14h às 15h30
  • Aula 2: 15 de maio, quinta-feira, das 14h às 15h30
  • Aula 3: 21 de maio, quarta-feira, das 14h às 15h30
  • Aula 4: 22 de maio, quinta-feira, das 14h às 15h30

Conheça o cronograma das aulas

Aula 01 Capacitação Comercial Digital

  • Técnicas modernas de vendas e marketing digital aplicadas ao mercado editorial.
  • Utilização de ferramentas de CRM para qualificação de leads e automação de processos.
  • Metodologias de inbound e outbound marketing voltadas para publishers.
  • Simulações práticas de vendas e uso de plataformas digitais.

Aula 02 Integração Estratégica: Redação & Comercial

  • Estratégias para alinhamento entre linha editorial e objetivos comerciais.
  • Uso do storytelling para reforçar a marca e gerar oportunidades de receita.
  • Técnicas de comunicação interna para promover colaboração entre áreas.
  • Oficina de criação de pautas e campanhas integradas.

Aula 03 – Desenvolvimento de Projetos Inovadores

  • Identificação de novas oportunidades de monetização além dos modelos tradicionais.
  • Estruturação de uma área de projetos dentro dos veículos de mídia.
  • Análise de cases de sucesso e boas práticas do mercado.
  • Laboratório de ideação e prototipagem de projeto com potencial de receita.

Aula 04 – Transformação Digital & Cultura Data-Driven

  • Ferramentas de análise de dados e criação de dashboards de performance.
  • Automação e personalização de conteúdo com apoio da inteligência artificial.
  • Implantação de cultura de melhoria contínua baseada em dados.
  • Mini-projeto de configuração de indicadores e análise de resultados.

Clique aqui para se inscrever no Lab de Negócios Aner sobre Monetização.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.