Alan Johnson e a monetização de veículos de imprensa

Alan Johnson e a monetização de veículos de imprensa

21 de março de 2025
Última atualização: 21 de março de 2025
6min
Alan Johnson homem pardo de cabelos e bigode castanhos escuros aparece em tela de computador durante o Café com Aner vestindo blusa clara de gola e falando sobre estratégias de monetização de veículos de imprensa
Alan Johnson deu ideias de monetização para variar as fontes de receitas das revistas. Imagem: Reprodução Café com Aner
Márcia Miranda

Alan Jhonson, diretor de estratégia digital da 5Heads foi o convidado do Café com Aner do dia 18 de março de 2025 para falar sobre monetização de veículos de imprensa e opções de diversificação de fontes de receita para editoras de revistas. Entre as sugestões, ele citou a monetização através de marketplaces de serviços públicos e conteúdo educativo patrocinado, venda de dados anonimizados e a organização de eventos temáticos.

No encontro, apresentado pela diretora-executiva Regina Bucco, ele deu ideias online e offline para o aumento da receita, com projetos que envolvem a participação mais ativa de leitores, valorização do conteúdo hiperlocal, inteligência artificial e análise preditiva. Alan enfatizou a importância de conhecer o público, diversificar as fontes de receita e documentar os processos.

Durante o bate-papo, Maria Luiza Borges, diretora de Estratégias Digitais do Sistema Jornal do Commércio, contribuiu com sua experiência sobre mídia programática.

monetização de veículos de imprensa

Dados e participação dos leitores devem ser valorizados nas estratégias de monetização

Alan Johnson deu dicas práticas sobre como criar formas de monetização de veículos de imprensa, sugerindo oportunidades ainda pouco exploradas pelos publishers. Ele também destacou o enorme potencial de reunir e engajar leitores através da construção de comunidades fortes e focadas em seus interesses. No entanto, destacou a necessidade de planejamento e estudo de viabilidade antes da implementação.

“Só inicie um projeto se souber para quem você vai vender isso, porque se você não souber, esse projeto já começa errado. Quando nós desenvolvemos o produtos temos que entender o que os dados estão nos gritando. E os dados realmente gritam! Validar o MVP (Produto Mínimo Viável) é importantíssimo”, afirma.

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O Reddit como uma estratégia de monetização de veículos de imprensa

Um dos pontos de destaque do bate-papo foi a menção ao Reddit como um canal promissor para editores de revistas que desejam fomentar uma interação mais profunda e orgânica com seus leitores. Apresentado como um ambiente de conversas em comunidades e temas específicos, o Reddit se diferencia de outras plataformas pela sua estrutura focada em discussões e pela menor influência de algoritmos voltados à viralização de conteúdo e anúncio.

A experiência de usuários que buscam escapar do excesso de conteúdo algorítmico e da pressão por criação constante de posts e anúncios também aponta para o Reddit como um espaço onde o resgate de um senso de comunidade e a troca de ideias prevalecem. Essa dinâmica pode ser especialmente valiosa para editores de revistas que buscam construir uma base de leitores engajada e fiel, interessada em aprofundar temas e interagir entre si.

Veja algumas das estratégias de monetização para editoras sugeridas por Alan Johnson

  • Marketplace de serviços públicos: Inspirado nos antigos classificados, mas com foco em serviços e utilizando a audiência existente para alavancar o negócio. Um exemplo citado é o da Gumtree, no Reino Unido, uma startup dentro de um grupo de comunicação que permite a venda de itens, digitais ou pessoais, com uma porcentagem retida nas transações.
  • Conteúdo educativo patrocinado: Criação de cursos ou materiais educativos em parceria com instituições (como escolas e faculdades) ou utilizando a imagem de figuras conhecidas para atrair público. A monetização de veículos de imprensa pode ocorrer pela venda de acesso ao conteúdo ou pela emissão de certificados pagos.
  • Parcerias com prefeituras para desenvolver o potencial turístico local: Implementação de iniciativas como totens com QR codes que oferecem informações sobre a localidade e mapas interativos. A monetização pode vir de verbas públicas e privadas interessadas na promoção do turismo.
  • Venda de dados anônimos e insights de tendências: Coleta e análise de dados de comportamento dos usuários para identificar tendências de consumo e oferecer esses insights para empresas interessadas em direcionar suas campanhas.
  • Eventos e workshops com foco em inovação e soluções tecnológicas: Organização de eventos como “hackathons” para discutir temas relevantes para a comunidade (como saneamento básico ou segurança pública) com o apoio de prefeituras e patrocínio de empresas privadas e públicas.
  • Plataforma de investimento da comunidade em melhorias locais: Criação de um sistema onde os cidadãos podem investir em projetos de melhoria para sua comunidade, com o grupo de comunicação atuando como intermediário e cobrando uma taxa pelas transações.
  • Venda de conteúdos avulsos e microtransações: Utilização de plataformas para vender itens digitais pequenos (figurinhas, prompts de IA) a preços baixos, aproveitando a grande audiência para gerar um volume significativo de vendas.
  • Solução de dados para empresas com análise preditiva: Utilização de inteligência artificial e análise preditiva para identificar tendências futuras de consumo e oferecer esses insights como um serviço para empresas.
  • Wikipédia paga da comunidade: Criação de uma plataforma onde os próprios moradores alimentam informações sobre sua localidade (história, curiosidades, etc.) e a monetização pode ocorrer através de programática, venda de projetos para prefeituras, entre outros. A transparência da monetização pode ser garantida através de blockchain.
  • Licenciamento de memes e produtos relacionados a conteúdo viral: Identificação de conteúdo e personagens virais para firmar contratos de licenciamento e produzir produtos como figurinhas, roupas e acessórios.
  • Feira de troca de dados: Oferecer benefícios (descontos, acesso a clubes de vantagens) em troca de dados dos usuários, que podem ser posteriormente utilizados para análise de comportamento e oferta de insights para empresas.
  • Conteúdo exclusivo personalizado com voz e imagem clonadas (com autorização): Utilização de inteligência artificial para criar mensagens de áudio e vídeo personalizadas com a voz e a imagem de personalidades (como apresentadores de TV), oferecendo um conteúdo exclusivo para assinantes.

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Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.