Revista Qualé: um delicioso convite à leitura para crianças
Entre as empresas associadas à Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) está uma que dedica suas edições a um público muito especial: as crianças. Lançada em 2020, a Qualé é uma revista jornalística feita para crianças e jovens. Tem edições quinzenais (seguindo o calendário escolar), nas versões impressa e digital.
A especialidade desse time é trazer informações quentinhas, utilizando linguagem simples e descomplicada, para que as crianças consigam entender mesmo as questões mais complexas. Para isso, a Qualé utiliza um universo recheado de cores, o poder de um visual amigável e lúdico, que ajuda a despertar o prazer da leitura.
Com tiragem quinzenal de cerca de 300 mil exemplares, a revista Qualé é distribuída em escolas de redes públicas, como São Paulo, Campinas, Campo Bom e Três Lagoas. A distribuição alcança, ainda, escolas particulares de oito estados do país.
“Queremos colaborar para que as crianças e jovens desenvolvam a curiosidade, o senso crítico e um olhar mais apurado sobre o mundo a seu redor”, explica a jornalista Maria Clara Cabral responsável pela Qualé ao lado da designer Cinthia Behr.
Calendário e material que se adequa às necessidades dos professores
Maria Clara e Cinthia são sócias e responsáveis pela publicação. Maria Clara é jornalista há 15 anos. Trabalhou na Folha de S. Paulo, no portal Terra e no Diário do Grande ABC, em Brasília e em São Paulo. Também atuou em campanhas políticas antes de se dedicar à Qualé. Cinthia é mestre em arquitetura e design e se dedica a design gráfico há 20 anos, com passagens pela Folha de S. Paulo, Marie Claire e IstoÉ Dinheiro, entre outras.
Além da publicação da Qualé, a editora oferece material de apoio aos professores, com fichas de atividades e sugestões de planos de aula.
“A ideia é auxiliar no trabalho da Qualé em sala de aula, de forma interdisciplinar. Todo o material pedagógico é pautado nas competências previstas na BNCC (base Nacional Comum curricular). Assim, ajudamos nossos leitores a expandirem seu conhecimento e vocabulário”, explica Maria Clara.
Proposta da Qualé é usar o jornalismo como ferramenta de transformação social
A qual é conta ainda com um amplo material de conteúdo direcionado para os estudantes, como a série Qualé Explica (que abordou temáticas como eleições, olimpíadas e mudanças climáticas) e o QualéCast (videocast que conta com a participação de convidados e leitores).
No QualéCast, que já conta com 13 episódios no YouTube, as crianças conhecem convidados especialistas ou crianças que debatem temas atuais e curiosidades. As jornalistas Marcela Ibelli e Katua Calsavara conduzem as conversas. Todo esse material pode ser acompanhado gratuitamente no canal do Youtube.
“O objetivo é ampliar os formatos e a oferta de informação de qualidade e adequada para crianças e jovens. Nós acreditamos no jornalismo como ferramenta de transformação social. Estimulamos o senso crítico e a formação da opinião dos nossos leitores por meio de textos reflexivos”, explica Maria Clara.
Projeto ComuniQ leva crianças para visitas a redações jornalísticas
Outra experiência interessante tem sido o Projeto ComuniQ, que completou seu segundo ano. Entre as redações visitadas, a Rádio CBN São Paulo, os estúdios da CNN e a redação do Estadão.
As assinaturas avulsas podem ser feitas de forma digital neste endereço.