Revista Qualé: um delicioso convite à leitura para crianças

Revista Qualé: um delicioso convite à leitura para crianças

19 de novembro de 2024
Última atualização: 22 de novembro de 2024
3min
Adolescente morena de cabelos estcuros e vestindo camiseta preta com o logo da Revista Qualé aparece em frente ao letreiro da CBN dando entrevista que é gravada por um telefone celular
As visitas às redações promovidas pela Revista Qualé facilitam o entendimento sobre o processo de produção do jornalismo. Imagem: ReproduçãoYouTube
Márcia Miranda

Entre as empresas associadas à Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) está uma que dedica suas edições a um público muito especial: as crianças. Lançada em 2020, a Qualé é uma revista jornalística feita para crianças e jovens. Tem edições quinzenais (seguindo o calendário escolar), nas versões impressa e digital.

A especialidade desse time é trazer informações quentinhas, utilizando linguagem simples e descomplicada, para que as crianças consigam entender mesmo as questões mais complexas. Para isso, a Qualé utiliza um universo recheado de cores, o poder de um visual amigável e lúdico, que ajuda a despertar o prazer da leitura.

Com tiragem quinzenal de cerca de 300 mil exemplares, a revista Qualé é distribuída em escolas de redes públicas, como São Paulo, Campinas, Campo Bom e Três Lagoas. A distribuição alcança, ainda, escolas particulares de oito estados do país.

“Queremos colaborar para que as crianças e jovens desenvolvam a curiosidade, o senso crítico e um olhar mais apurado sobre o mundo a seu redor”, explica a jornalista Maria Clara Cabral responsável pela Qualé ao lado da designer Cinthia Behr.

Calendário e material que se adequa às necessidades dos professores

Maria Clara e Cinthia são sócias e responsáveis pela publicação. Maria Clara é jornalista há 15 anos. Trabalhou na Folha de S. Paulo, no portal Terra e no Diário do Grande ABC, em Brasília e em São Paulo. Também atuou em campanhas políticas antes de se dedicar à Qualé. Cinthia é mestre em arquitetura e design e se dedica a design gráfico há 20 anos, com passagens pela Folha de S. Paulo, Marie Claire e IstoÉ Dinheiro, entre outras.

Além da publicação da Qualé, a editora oferece material de apoio aos professores, com fichas de atividades e sugestões de planos de aula.

“A ideia é auxiliar no trabalho da Qualé em sala de aula, de forma interdisciplinar. Todo o material pedagógico é pautado nas competências previstas na BNCC (base Nacional Comum curricular). Assim, ajudamos nossos leitores a expandirem seu conhecimento e vocabulário”, explica Maria Clara.

Proposta da Qualé é usar o jornalismo como ferramenta de transformação social

A qual é conta ainda com um amplo material de conteúdo direcionado para os estudantes, como a série Qualé Explica (que abordou temáticas como eleições, olimpíadas e mudanças climáticas) e o QualéCast (videocast que conta com a participação de convidados e leitores).

No QualéCast, que já conta com 13 episódios no YouTube, as crianças conhecem convidados especialistas ou crianças que debatem temas atuais e curiosidades. As jornalistas Marcela Ibelli e Katua Calsavara conduzem as conversas. Todo esse material pode ser acompanhado gratuitamente no canal do Youtube.

“O objetivo é ampliar os formatos e a oferta de informação de qualidade e adequada para crianças e jovens. Nós acreditamos no jornalismo como ferramenta de transformação social. Estimulamos o senso crítico e a formação da opinião dos nossos leitores por meio de textos reflexivos”, explica Maria Clara.

Projeto ComuniQ leva crianças para visitas a redações jornalísticas

Outra experiência interessante tem sido o Projeto ComuniQ, que completou seu segundo ano. Entre as redações visitadas, a Rádio CBN São Paulo, os estúdios da CNN e a redação do Estadão.

As assinaturas avulsas podem ser feitas de forma digital neste endereço.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.