Jornalismo regional: Inspire-se com os modelos de negócio do Grupo 100fronteiras

Jornalismo regional: Inspire-se com os modelos de negócio do Grupo 100fronteiras

28 de janeiro de 2025
Última atualização: 28 de janeiro de 2025
4min
Equipe do Grupo 100fronteiras de Foz do Iguaçu, Patrícia Buche e Dennys Grellmann posam com troféus e prêmios.
Equipe do Grupo 100fronteiras de Foz do Iguaçu, Patrícia Buche e Denys Grellmann posam com troféus e prêmios.
Márcia Miranda

Uma plataforma de comunicação integrada que há duas décadas promove a conexão cultural e econômica entre Brasil, Paraguai e Argentina. Em 2025 o Grupo 100fronteiras alcança 20 anos de história no jornalismo regional. Com sede em Foz do Iguaçu, o trabalho vai além de um grupo de mídia tradicional. A criatividade para novos negócios é baseada nos objetivos principais da empresa: amplificar histórias, promover o turismo regional e estimular negócios na Tríplice Fronteira, por meio de conteúdos originais e eventos estratégicos.

Tudo começou em 2005, quando um casal com visão de futuro encontrou seu lar na Tríplice Fronteira. Lilian, uma jovem paraguaia e Carlos, um jovem de origem alemã, transformaram a paixão pela região no projeto 100fronteiras, uma mídia impressa em Foz do Iguaçu, no Paraná,  que derruba barreiras e é comprometida com a missão da integração dos três países.

O casal Grellmann focou os trabalhos para a produção de um conteúdo local da Tríplice Fronteira, englobando as cidades de Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazú (Argentina) e a região metropolitana de Ciudad del Este (Paraguai). Ao longo dos anos de atuação da 100fronteiras na região, houve uma mudança no comportamento da comunidade. A sensação de pertencimento e a integração da Tríplice Fronteira tiveram um grande aumento.

“Nosso trabalho vai além do jornalismo tradicional. Com uma abordagem de jornalismo cívico de soluções, buscamos oferecer inspirações e oportunidades que impactem positivamente a comunidade”, conta o publisher Denys Grellmann, filho de Lilian e Carlos.

Conheça alguns dos projetos do Grupo 100fronteiras para jornalismo regional

Além das operações comerciais, o Grupo fundou o Instituto 100fronteiras, uma organização sem fins lucrativos dedicada a desenvolver projetos sociais e culturais, com foco em educação, cidadania e preservação ambiental.

“Nosso modelo de negócio une mídia tradicional e inovação, oferecendo uma plataforma que conecta empresas, instituições e leitores. Além disso, buscamos continuamente desenvolver projetos que fortaleçam o impacto social e cultural por meio do Instituto 100fronteiras”, conta Denys.

Entre os projetos em destaque estão:

100fronteiras JAZZ NIGHT

Um evento que já se consolidou como ponto de encontro cultural, aproximando a comunidade e o turismo por meio da música. Com um palco circular inspirado nas rodas de samba, o evento cria uma experiência intimista, conectando músicos e público através de jam sessions que fluem livremente. O evento deu tão certo que, em 2024, entrou no calendário de eventos oficial de Foz do Iguaçu.

100fronteiras MalbecDay

Um evento sofisticado que celebra a cultura do vinho e proporciona experiências enogastronômicas exclusivas. A cada edição o evento reúne enófilos e entusiastas em torno de rótulos selecionados e harmonizações únicas, sempre com o objetivo de fomentar o turismo e a integração regional.

Educação com Dumonzito

Nosso personagem ambiental Dumonzito, inspirado em Santos Dumont, lidera ações educativas voltadas para crianças, promovendo a consciência ambiental e cidadania. As iniciativas com Dumonzito reforçam a importância de preservar a Mata Atlântica e o patrimônio natural da região.

Associe-se à Aner! Clique aqui e saiba como.

Negócios, parcerias estratégicas e reconhecimento

O modelo de negócio sempre voltado para a integração regional e inovação levam a equipe a estar em constante aprendizado. As experiências também trazem prêmios e reconhecimento ao trabalho.

“O Grupo 100fronteiras aposta na integração e no jornalismo regional. O portal e a revista são desenvolvidos com foco em turismo, sustentabilidade e cidadania, oferecendo conteúdo relevante para mais de 95 nacionalidades que convivem na Tríplice Fronteira”, afirma Denys.

Entre os prêmios nacionais e internacionais, está o da Organização Mundial de Periodismo Turístico, (OMPT). O Grupo foi destaque internacional ao conquistar o primeiro lugar na categoria “Mídia especializada em turismo destacado”. 

“É um prêmio que deixa todos da 100fronteiras, do Destino Iguaçu e região trinacional orgulhosos. É um reconhecimento de um jornalismo de soluções que sempre valorizou a integração da Tríplice Fronteira. Obrigada em nome da 100fronteiras, a todos que acreditarem em nosso projeto, hoje somos coroados com o troféu Pasaporte Abierto da OMPT”, comentou, na ocasião, Lilian Grellmann, CEO da 100fronteiras.

Clique aqui para saber mais sobre o Grupo 100fronteiras

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.