Revista piauí chega aos 18 anos com reformulação e propostas inovadoras

Revista piauí chega aos 18 anos com reformulação e propostas inovadoras

2 de setembro de 2024
Última atualização: 5 de setembro de 2024
5min
Banner em fundo amarelo claro mostra duas capas da revista piauí em comemoração aos 18 anos da publicação
Revista piauí: reformulação e novos produtos para atrair fãs e anunciantes
Márcia Miranda

O mês de agosto marcou o início de uma intensa agenda comercial da revista piauí, especialmente na área cultural brasileira. Fruto da implantação de um novo modelo de negócio iniciado há dois anos, que reformulou e flexibilizou seus produtos, a publicação ampliou o espaço no segmento e, neste segundo semestre, está apresentando diversas propostas inovadoras através de eventos, branded content e projetos proprietários.

A começar pela série audiovisual “A longa arte de Antonio Carlos Jobim”, lançada no dia 7 de agosto. Criada pela revista piauí em parceria com a Jobim Music e patrocínio exclusivo da Natura, a série já alcançou mais de 40 mil visualizações em seu primeiro episódio, organicamente. O segundo episódio, sobre o encontro entre Tom Jobim e Vinícius de Moraes, foi ao ar em no dia 28/08.

Veja um dos episódios da série sobre Jobim

A série celebra a obra de um dos maiores artistas brasileiros, nos trinta anos de sua morte, e é composta por seis videoaulas musicais apresentadas pelo violonista e compositor Arthur Nestrovski. Elas serão divulgadas mensalmente nas plataformas digitais da piauí. O projeto será encerrado em dezembro com a veiculação do episódio final e uma matéria assinada por Nestrovski e publicada na última edição de 2024 da revista e em seu site.

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A piauí foi fundada em 2006 pelo cineasta e documentarista brasileiro João Moreira Salles para oferecer jornalismo de qualidade com foco em reportagens longas, crônicas, ensaios e perfis. Ela se destaca pela abordagem detalhada e narrativa, que explora temas variados de política, cultura, ciência e comportamento. Com modelo diferente das demais publicações brasileiras, a revista conquistou um público fiel e se estabeleceu como referência no jornalismo de excelência no país, combinando profundidade e originalidade em suas matérias.

Eventos presenciais no Instituto Moreira Salles

Também em agosto, a piauí promoveu mais uma edição da série “Encontros piauí”. O evento, realizado no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, trouxe à pauta o tema As eleições municipais e o ensaio para 2026e contou com a participação de personalidades de destaque do cenário nacional, como a ministra Carmen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral; João Brant, secretário de Políticas Digitais na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; e André Singer, cientista político, jornalista e professor titular do Departamento de Ciência Política da USP.

O diretor comercial Lucio Del Ciello

A série é mais uma evidência de que as mudanças no modelo de negócios da revista, iniciadas há dois anos pelo diretor comercial Lucio Del Ciello, estão dando certo e fazendo a piauí reforçar e crescer com produtos mais arrojados. O processo modernizou os padrões comerciais da publicação, que passou a oferecer novos formatos e soluções para marcas, como projetos de conteúdo, eventos e ações tailor made.

Publicação infanto juvenil e Casa piauí na Flip

Prestes a completar 18 anos em outubro, a piauí está elaborando uma publicação especial dirigida ao público infanto-juvenil. “O projeto está em gestação e ainda depende de viabilização econômica”, diz Lucio. “Estamos otimistas porque ele tem sido bem recebido pelas marcas e acredito que em breve estará em execução”.

Mas não é só isto. No mesmo mês em que comemora a “maioridade”, a revista estará em Paraty para a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) com um espaço próprio, a Casa piauí. Ela contará com uma programação exclusiva e aberta ao público durante os dias da festa. “Todas estas ações contam com o patrocínio de importantes marcas que serão divulgadas à medida que forem oficialmente lançadas”, afirma Lucio. “A presença delas nos projetos da revista piauí é a prova de que a mudança do modelo de negócios da casa era necessária e está dando muito certo”.

De volta ao radar de grandes agências

O forte trabalho estratégico que reforçou a relevância comercial da piauí nos segmentos de cultura, educação e arte, também devolveu a revista ao radar das grandes agências e marcas nacionais e internacionais. “A piauí carecia de um modelo de negócio mais adequado ao momento atual da comunicação”, afirma Lucio. “Era necessário oferecer uma variedade maior de soluções para marcas, como branded content, projetos tailor made e eventos patrocinados que proporcionassem uma exploração plena de todos os nossos canais.”

Os podcasts da casa também acompanharam as evoluções do novo momento comercial da piauí que, nos últimos dois anos, registrou um crescimento substancial na presença de marcas no “Foro de Teresina”, o podcast de política da revista que alcança mais de 450 mil ouvintes ao mês. “O crescimento continua sendo acompanhado pelo rigor que a editora sempre teve em relação ao perfil das marcas parceiras.”, diz Lucio. “Quem está com a gente comunga dos nossos princípios”.

*Com informações de Annamaria Marchesini e piaui

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.