Longevidade: 50+ é um público que cada vez mais merece atenção

Longevidade: 50+ é um público que cada vez mais merece atenção

28 de maio de 2024
Última atualização: 28 de maio de 2024
3min
Rita Almeida mulher branca de cabelos castanhos claros usa óculos de armação preta e camisa jeans de gola fala sobre longevidade e 50+
Rita falou sobre longevidade e a importância do público 50+ para a comunicação
Márcia Miranda

Rita Almeida, head de estratégia da agência AlmapBBDO foi a convidada do Café com Aner para falar sobre sua pesquisa A Revolução da Longevidade. No trabalho, ela detalha informações sobre os hábitos dos 50+ e mostra que esse público bastante ativo representa um grande mercado consumidor a ser considerado pelos meios de comunicação.

O Café com Aner é um encontro promovido pela Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) para troca de ideias e inspirações entre os associados e todos os interessados em temas do mercado editorial.

Publicitária, Rita é percursora do planejamento estratégico criativo no Brasil, tem 64 anos e trabalha há 40 nessa área. Professora da escola de criatividade Miami Ad School e da FIA/PROINFO, ela é frequentemente convidada para palestras podcasts e lives para falar sobre cultura tendências e comportamento. Em 2023, ela liderou o estudo a revolução da longevidade que traz uma visão de como os brasileiros 50+ podem ganhar voz no universo da comunicação.

Em três décadas seremos o país mais velho do mundo

Apesar de o trabalho pela inclusão estar em um crescente na mídia, principalmente nas questões de gênero, racial, LGBTQIA+ e portadores de deficiência, Rita explica que ainda há muitos tabus e preconceito contra os 50+. Segundo ela, isso acontece principalmente pela obsessão dos brasileiros pela juventude.

“Apesar de essas pessoas já estarem presentes, trabalhando, acontecendo, gastando, levando suas vidas, uma faceta da diversidade continua escondida pela obsessão que o brasileiro tem pela juventude”.

Rita Almeida

A associação dos velhos ao contexto de doenças e debilidades físicas, além da inatividade, principalmente no caso da comunicação é vista com preocupação pela publicitária. Ela afirma que não se pode ver todas as faixas etárias pós-50+ de forma estereotipada.

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“A gente sabe que velho não é tudo igual. Nós temos quatro décadas dentro do envelhecer, de 60 a 100 anos, e essas décadas são muito diferentes em termos de realização, estado de espírito, ânimo e tudo mais. A grande solução é a intergeracionalidade”, diz.

Estudo mostra relacionamento dos 50+ com o digital

De acordo com o estudo O mercado da Longevidade no Brasil, realizado pelo Instituto Locomotiva e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, o público 50+ é o que mais compra e aluga imóveis no Brasil. Enquanto isso, o IBGE afirma que:

  • 70% dos 50+ acessam a internet todos os dias
  • 64% dos 50+ acessam as redes sociais todos os dias
  • 43% fazem compras online com alguma frequência

A partir desses números e de outros hábitos observados com a sua pesquisa, Rita chama a atenção dos editores sobre a importância de abrir espaço para os idosos.

“A revolução da longevidade representa uma mudança significativa na estrutura etária das populações. Prevê-se que o Brasil seja o sexto país mais longevo do mundo em três décadas. As inovações futuras serão influenciadas pelas necessidades das pessoas mais velhas”, alerta, destacando, ainda, a necessidade de incluir os mais velhos no mercado de trabalho.

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Baixe aqui a apresentação de Rita Almeida no Café com Aner sobre Longevidade 50+

Baixe aqui a íntegra da pesquisa.

Márcia Miranda
Administrator