Press Reader: dicas de estratégias de sucesso em editoras internacionais

Press Reader: dicas de estratégias de sucesso em editoras internacionais

25 de outubro de 2023
Última atualização: 25 de outubro de 2023
3min
Homem branco de cabelos castanhos, Hugo Merino Montero aparece em um fundo branco na tela do Zoom
Márcia Miranda

Hugo Merino Montero foi o convidado do Café com Aner da terça-feira dia 24 de outubro, para falar sobre estratégias de sucesso em editoras internacionais. O diretor de branded Editions da Press Reader contou cases vencedores que ajudaram empresas de comunicação de países como a Colômbia, México, Botswana e Croácia a criar audiência, aumentar o engajamento e as receitas vindas de leitores.

A Press Reader é um serviço de assinatura digital que permite aos usuários acessar e ler uma ampla variedade de jornais e revistas de todo o mundo.

O Café com Aner é um ponto de encontro entre editores e ideias inspiradoras, promovido pela Aner para os seus associados, convidados e jornalistas. O Café é gratuito e realizado sempre às terças-feiras, a partir das 15h, pelo Zoom. Acompanhe nossa página de eventos e treinamentos para ficar em dia com as edições.

Cases de sucesso em jornais, revistas e aplicativos

Durante a conversa com os publishers, Hugo mostrou casos de estratégias de sucesso e inspiradoras, envolvendo revistas, jornais e aplicativos. Entre elas o da revista culinária Cocina Fácil, do México, que fez parcerias com restaurantes locais. O oferecimento de cupons de desconto dentro da revista impressa, em troca de conteúdo exclusivo, fez com que o engajamento e as novas audiências aumentassem a ponto de os editores mudarem a periodicidade de mensal para bimensal.

A Televisa, do México, é uma das maiores editoras de revistas em espanhol do mundo. Neste case, o editor de uma revista culinária do grupo desejava que os leitores vissem, nas revistas, as receitas que comiam nos restaurantes.

“A editora fez parceria com diversos restaurantes do México. Dentro da revista, em suas diversas versões (digital, impressa e no conteúdo em RSS), havia códigos em que as pessoas podiam clicar para ganhar drinques, sobremesas e petiscos de graça. Enquanto isso, nos restaurantes, havia um promocode impresso, para que os leitores fotografassem e recebessem, por email, conteúdo exclusivo com a receita do prato que haviam acabado de experimentar. Sendo assim, o editor enviava as pessoas ao restaurante e, quando chegavam lá, eram estimuladas a voltarem à revista, criando um círculo de consumo”.

Veja as vantagens enumeradas por Hugo nesta estratégia de sucesso:

  • A base de dados da revista ganhou milhares de emails novos de potenciais leitores e usuários, que preenchiam o formulário de acesso com suas informações,  ansiosos por verem a receita do prato que haviam acabado de experimentar.
  • O aumento da quantidade de conteúdo, porque os restaurantes tinham que fornecer a receita dos pratos.
  • Aumento do número de restaurantes parceiros.
  • Aumento da periodicidade da revista por conta do crescimento da demanda. De mensal, a publicação passou a circular duas vezes ao mês, para atender ao fluxo de novas receitas e parcerias.

Perdeu o Café e está interessado nas experiências vencedoras de outras editoras? Então, clique aqui e veja o bate-papo na íntegra em nosso Canal do YouTube.

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Márcia Miranda
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