Como combater a desinformação com ferramentas digitais gratuitas do Codesinfo

Em mais um Café com Aner promovido pela Associação Nacional de Editores de Revistas, jornalistas, empresários do setor de comunicação e pesquisadores se reuniram para conhecer as ferramentas digitais inovadoras, criadas com apoio do Codesinfo, para combater a desinformação. O convidado Francisco Belda destacou a importância de desenvolver e fixar competências tecnológicas dentro das organizações jornalísticas. Segundo ele é essencial que as empresas de jornalismo não sejam apenas usuárias, mas desenvolvedoras de tecnologia.
“Nós precisamos desenvolver experiência, competência, capacidade, talentos, envolvendo além de editores, jornalistas e outras carreiras próprias do ambiente noticioso também a comunidade de engenharia de software, de inteligência artificial, de design de produtos, entre outros, que são envolvidos nesse ecossistema da inovação”, afirmou Belda.
Diretor de Operações do Projor e coordenador do Codesinfo, Belda falou sobre as ferramentas que foram desenvolvidas pelo programa, que teve o apoio do Google. Nele, equipes de empresas jornalisticas tiveram direito a mentoria e a um apoio financeiro de até R$100 mil para estudar e colocar em prática soluções inovadoras contra a desinformação online no Brasil.
Conheça as ferramentas contra desinformação criadas durante o Codesinfo
- CAPI: Um chatbot alimentado por inteligência artificial que responde a perguntas sobre mudanças climáticas, utilizando informações confiáveis do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU.
- Checkup: Uma ferramenta que detecta desinformação em anúncios nativos, especialmente aqueles relacionados a produtos de saúde.
- Mosaico: Uma aplicação que automatiza a criação de vídeos curtos a partir de notícias em texto e imagem.
- Quem Disse: Um plugin de WordPress que valoriza o trabalho de jornalistas e suas fontes, facilitando a criação de páginas de identificação.
- Xarta: Um mini sistema de gestão de conteúdo que automatiza a atualização de contextos em acervos de notícias.
As ferramentas apresentadas são abertas e podem ser adaptadas e replicadas por outras organizações jornalísticas. O evento incentivou a colaboração entre jornalistas e desenvolvedores para aprimorar e utilizar as soluções digitais existentes.
Veja mais detalhes sobre as ferramentas na página do Codesinfo.
Perdeu o Cafe com Aner e quer rever?