Como combater a desinformação com ferramentas digitais gratuitas do Codesinfo

Como combater a desinformação com ferramentas digitais gratuitas do Codesinfo

28 de março de 2025
Última atualização: 28 de março de 2025
3min
Tela do Café com Aner apresenta ferramentas digitais do Codesinfo contra desinformação com Francisco Belda
Belda apresentou e comentou as soluções criadas pelas equipes participantes do Codesinfo. Imagem: Reprodução Café com Aner.
Márcia Miranda

Em mais um Café com Aner promovido pela Associação Nacional de Editores de Revistas, jornalistas, empresários do setor de comunicação e pesquisadores se reuniram para conhecer as ferramentas digitais inovadoras, criadas com apoio do Codesinfo, para combater a desinformação. O convidado Francisco Belda destacou a importância de desenvolver e fixar competências tecnológicas dentro das organizações jornalísticas. Segundo ele é essencial que as empresas de jornalismo não sejam apenas usuárias, mas desenvolvedoras de tecnologia.

“Nós precisamos desenvolver experiência, competência, capacidade, talentos, envolvendo além de editores, jornalistas e outras carreiras próprias do ambiente noticioso também a comunidade de engenharia de software, de inteligência artificial, de design de produtos, entre outros, que são envolvidos nesse ecossistema da inovação”, afirmou Belda. 

Diretor de Operações do Projor e coordenador do Codesinfo, Belda falou sobre as ferramentas que foram desenvolvidas pelo programa, que teve o apoio do Google. Nele, equipes de empresas jornalisticas tiveram direito a mentoria e a um apoio financeiro de até R$100 mil para estudar e colocar em prática soluções inovadoras contra a desinformação online no Brasil.

Conheça as ferramentas contra desinformação criadas durante o Codesinfo

  • CAPI: Um chatbot alimentado por inteligência artificial que responde a perguntas sobre mudanças climáticas, utilizando informações confiáveis do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU.
  • Checkup: Uma ferramenta que detecta desinformação em anúncios nativos, especialmente aqueles relacionados a produtos de saúde.
  • Mosaico: Uma aplicação que automatiza a criação de vídeos curtos a partir de notícias em texto e imagem.
  • Quem Disse: Um plugin de WordPress que valoriza o trabalho de jornalistas e suas fontes, facilitando a criação de páginas de identificação.
  • Xarta: Um mini sistema de gestão de conteúdo que automatiza a atualização de contextos em acervos de notícias.

As ferramentas apresentadas são abertas e podem ser adaptadas e replicadas por outras organizações jornalísticas. O evento incentivou a colaboração entre jornalistas e desenvolvedores para aprimorar e utilizar as soluções digitais existentes.

Veja mais detalhes sobre as ferramentas na página do Codesinfo.

Perdeu o Cafe com Aner e quer rever?

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.