IA no jornalismo: as dicas de Nadine Santos para a rotina diária

IA no jornalismo: as dicas de Nadine Santos para a rotina diária

8 de agosto de 2025
Última atualização: 8 de agosto de 2025
4min
Nadine Santos mulher branca de cabelos longos castanho claros usa óculos de armação escura e blusa de alça preta fala sobre ferramentas de IA no jornalismo durante o Café com Aner
Nadine deu dicas e compartilhou seu Padlet de ferramentas de IA no jornalismo. Imagem: Reprodução Café com Aner
Márcia Miranda

Gestora de Comunicação e Projetos na Associação Portuguesa de Imprensa, Nadine Santos foi a convidada do Café com Aner numero 124, na terça-feira, 5 de agosto. Ela deu dicas valiosas sobre como incluir as ferramentas de IA no jornalismo, com direito a um guia prático, com ferramentas organizadas por categorias, para facilitar a consulta.

Durante o bate-papo, acompanhado por publishers e jornalistas nacionais e internacionais, Nadine enfatizou a importância de explorar e experimentar diversas ferramentas para encontrar aquelas que melhor se adaptam às necessidades individuais. Ela enfatizou a importância de abraçar as ferramentas de IA e fazer bom uso delas, estando à frente da tecnologia.

Padlet reúne sugestões de 66 ferramentas de IA para jornalismo

Nadine conta que começou a pesquisar as ferramentas por curiosidade e por gostar de aprender sobre IA. Aos poucos, foi formando o banco de informações, que compartilha com interessados. O Padlet criado por ela hoje já reúne mais de 60 ferramentas, com comentários, exemplos de uso e recomendações.

O quadro completo com todas as ferramentas de IA para jornalismo sugeridas pode ser acessado clicando aqui.

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Veja algumas das dicas da especialista para quem está começando a usar IA

  • Comece perguntando à própria IA: Nadine sugere iniciar perguntando a um chatbot como as tarefas diárias de um jornalista podem ser otimizadas com ferramentas de IA. A ideia é usar o chatbot para identificar oportunidades de automação no dia a dia. “Pode-se começar por perguntar à inteligência artificial: ‘Eu faço isto, isto, isto e isto. E o que é que tu achas? Perguntar mesmo a um chatbot como o nosso dia-a-dia pode ser otimizado com as ferramentas”.
  • Explore e experimente diversas ferramentas: Após a identificação de possíveis otimizações, a recomendação é explorar todas as ferramentas disponíveis e ver quais se adaptam melhor às suas necessidades e preferências.
  • Diversifique o uso de ferramentas para comparar resultados e verificar viés: É muito importante usar várias ferramentas de IA diferentes para comparar os resultados e verificar se alguma delas apresenta viés, garantindo assim a diversidade e a confiabilidade das informações.
  • Melhore prompts com chatbots: Para obter resultados mais precisos, especialmente em ferramentas de geração de imagem, Nadine aconselha usar chatbots como ChatGPT ou Gemini para refinar e otimizar os prompts (instruções dadas à IA), aproveitando o conhecimento desses chatbots sobre a mecânica interna de outras ferramentas de IA. “O Chat GPT, por exemplo, é dos Estados Unidos e muitas destas ferramentas também são baseadas lá. Sendo assim, ele conhece a mecânica interna de muitas delas”.
  • Aproveite as ferramentas de transcrição: Para tarefas como transcrição de entrevistas longas, que antes eram trabalhos manuais e demorados, a dica é fazer bom uso das ferramentas de IA disponíveis para essa finalidade, tirando proveito da tecnologia para automatizar trabalhos repetitivos.
  • Considere usar ferramentas open source para dados sensíveis: Se houver preocupações com privacidade ou se estiver trabalhando com dados sensíveis em investigações, é importante utilizar ferramentas de IA que permitam download ou execução direta no próprio computador, garantindo que os dados permaneçam no seu sistema.
  • Seja transparente com o uso da IA e dar crédito ao fator humano: Meios de comunicação devem ser transparentes sobre o uso da IA e, mais importante, dar credibilidade e mérito aos jornalistas que estão editando, revisando e controlando a máquina, enfatizando que o propósito e a intenção são inerentemente humanos.

Perdeu ou quer rever o Café com Aner sobre IA no jornalismo?

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.