Café com Aner: Codesinfo abre financiamento para projetos inovadores e baseados em tecnologia que combatam a desinformação

Café com Aner: Codesinfo abre financiamento para projetos inovadores e baseados em tecnologia que combatam a desinformação

17 de janeiro de 2024
Última atualização: 17 de janeiro de 2024
5min
Em ambiente de escritório, homem branco de barba e cabelos castanhos, blusa cinza sem gola, Marco Tulio Lopes, do Google, fala sobre o Codesinfo e o financiamento para projetos contra a desinformação
Marco Tulio, do Google, falou sobre como participar do fundo de inovação para o combate à desinformação
Márcia Miranda

Como os publishers de jornalismo podem concorrer a mentoria e a um apoio financeiro de até R$ 100mil para projetos de combate à desinformação. Esse foi o tema do primeiro Café com Aner de 2024, com os líderes do Google News Lab no Brasil, Marco Tulio Pires; e do Projor e Codesinfo, Francisco Rolfsen Belda. As inscrições no site do Fundo de Inovação Contra a Desinformação (Codesinfo) estão abertas até o dia 29 de janeiro.

Leia aqui uma matéria sobre o Codesinfo

Essa é a primeira vez que o Google está promovendo um projeto com esse formato em todo o mundo. De acordo com Marco Tulio, a ideia nasceu da necessidade de pensar em formas de combater a desinformação.

“Notamos que as empresas de comunicação sempre falavam em cobertor curto para inovar, falta de recursos para contratar pessoal e fazer experimentos. Sendo assim, o Codesinfo chega nesse contexto, de forma que as redações contempladas possam fazer uma experimentação rápida para oferecer soluções contra a desinformação”, explicou.

Marco Tulio também destacou a necessidade de troca de informações entre as empresas:

“Queremos oferecer esse espaço de compartilhamento e saber de que forma as empresas estarão abertas a compartilhar esse conhecimento, seja na forma de manual de lições aprendidas, código aberto… Quanto mais aberto, mais dentro do espírito do Codesinfo”.

Inovação e tecnologia são essenciais no projeto contra a desinformação

Em ambiente de bibliogteca, homem branco de barba e cabelos castanhos, usando óculos de armação escura e camisa preta, fala, no Café com Aner, sobre o Codesinfo e o financiamento de projetos contra a desinformação

Francisco Belda abriu o encontro. Ele contou que o Codesinfo busca veículos que estejam cadastrados no Atlas da Notícia. O projeto, do Projor, estimula a identificação de todos os veículos de comunicação existentes no país.

“Se o veículo não for listado no Atlas, o cadastro pode ser feito automaticamente. Quem desejar pode tirar dúvidas sobre esse cadastramento e a submissão ao Codesinfo com a nossa equipe”, afirmou, sugerindo os links no fim dessa matéria.

A seleção de projetos vai privilegiar veículos que tenham soluções tecnológicas. “Não queremos apenas sustentar ações jornalísticas, como a produção de notícia e de artigos não noticiosos. A ideia é que haja algo inovador, como o desenvolvimento de um plug in, game, algo que possa ser original e eficiente contra a desinformação”.

Para criar essas ferramentas tecnológicas, o Projor e o Google sugerem parcerias entre organizações jornalísticas, universidades e instituições de pesquisa que tenham os componentes de tecnologia não-existentes dentro da redação.

“Se não existe pessoal capacitado para essa especialidade de desenvolvimento dentro da redação, o fundo pode financiar essa contratação”, conta Francisco Belda.

Compartilhamento da solução contra desinformação é essencial

As empresas também devem ter atenção ao plano de compartilhamento de resultados, que mostrará como elas planejam compartilhar a solução. Esse compartilhamento pode, inclusive, ser parcial se houver algum componente proprietário.

A avaliação para seleção de projetos será focada na capacidade de inovação e na qualidade da proposta, não apenas na abrangência do veículo ou na magnitude da audiência impactada.

O teto da propostas é de 100 mil. No entanto, os projetos contra a desinformação não precisam ter o valor máximo. A divulgação dos trabalhos contemplados será em março. As empresas terão de abril a setembro para o desenvolvimento. O lançamento dos pilotos está previsto para outubro, a tempo de testar as ferramentas desenvolvidas nas eleições municipais.

Na terça, 23 de janeiro, segunda edição do Café vai tirar dúvidas sobre propostas dos publishers e jornalistas

Os publishers e jornalistas terão uma segunda oportunidade, nesta terça-feira, 23 de janeiro, para tirar dúvidas sobre quais projetos têm mais chances de sucesso com o Codesinfo. Na segunda parte do Café com Aner sobre o programa, Francisco Belda e Marco Tulio estarão a postos para orientar sobre quais aspectos devem ser levados em conta na hora de inscrever um projeto.

“Recomendamos que os publishers leiam todo o regulamento e pensem em propostas consistentes, levando em consideração essa possibilidade de colaboração com instituições de ensino para o desenvolvimento do trabalho”, comentou a diretora-executiva da Aner, Regina Bucco.

O regulamento completo está no site do Codesinfo: https://codesinfo.com.br/regulamento/

Para inscrições no programa use o link https://codesinfo.com.br/inscricao/

Interessados em tirar dúvidas sobre o projeto podem preencher o formulário de contato do Codesinfo em https://codesinfo.com.br/contato/

Veja em nosso YouTube como foi o primeiro Café da série

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.