Café com Aner #100: Em conversa descontraída, ministra Cármen Lúcia defende eleições limpas e igualdade de gênero na política

Café com Aner #100: Em conversa descontraída, ministra Cármen Lúcia defende eleições limpas e igualdade de gênero na política

21 de agosto de 2024
Última atualização: 21 de agosto de 2024
4min
Regina Bucco e a ministra Cármen Lúcia no Café com Aner número 100
Em uma conversa descontraída, a ministra participou do Café com Aner número 100. Imagem: reprodução Café com Aner
Márcia Miranda

O Café com Aner #100, realizado pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), recebeu na terça-feira, 20 de agosto, com muito orgulho, a presença da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante a conversa com a diretora-executiva da Aner, Regina Bucco, a ministra demonstrou sua preocupação com a lisura do processo eleitoral e a necessidade de garantir a igualdade de gênero na política.

Durante o Café, a ministra brincou, mostrando o cafezinho especialmente preparado para o encontro. Imagem: Reprodução YouTube Aner

O encontro, descontraído, teve mais de 150 acessos pelo link do Zoom, acompanhado por jornalistas, editores e interessados de todo o Brasil e do exterior. Na conversa, Regina Bucco falou sobre a atuação atenta da ministra no preparo dos playbook para jornalistas e eleitores, criado em conjunto pela Aner e o TSE. Ela destacou que a ministra fez questão de ajustar o texto pessoalmente.

“Você, Regina, me ajudou demais. As cartilhas ficaram lindas. Todo mundo que olha fica encantado pelo trabalho e quero só tenho a agradecer a você, à Aner, a todos os que participaram trabalho”, disse.

Clique e confira o playbook para jornalistas e o playbook para eleitores.

Além dos playbooks, a Aner também coordenou a criação da campanha contra as mentiras que usa linguagem regional para engajar os eleitores. Hoje, outras 12 instituições fazem parte da campanha “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”.

Ministra destaca desafios enfrentados pelas candidatas femininas

A ministra pontuou a conversa com frases bem-humoradas, como “O Brasil engole um elefante e se engasga com a formiga”, quando falava sobre a dificuldade do país em combater a violência política de gênero, que cada vez mais dificulta o acesso das mulheres aos cargos políticos.

“Nós precisamos ter eleições limpas, com igualdade, para que as pessoas possam, com liberdade, escolher os seus representantes”, afirmou Cármen Lúcia.

Ao abordar a questão da participação feminina na política, a ministra enfatizou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que se candidatam a cargos eletivos.

“Uma das prefeitas no interior da Bahia me disse: eu não vou concorrer apesar de ter 86% de aprovação porque há um ano e meio minha filha está morando com a vó, numa outra cidade. Ela não pode ir à sala de aula. Isso é uma perversidade. É uma nova forma de linchamento”.

“As mulheres têm mais dificuldade para se eleger, para fazer campanha, para ter os recursos necessários”, observou.

Cármen Lúcia defendeu a necessidade de ações afirmativas para promover a igualdade de gênero na política, como o aumento da representatividade feminina nos partidos e o combate à violência política de gênero.

No Amazonas, estiagem é um desafio para acesso aos locais de eleições

A ministra Cármen Lúcia ressaltou a importância de que o processo eleitoral seja conduzido de forma transparente e imparcial, garantindo a confiança da população na democracia. Ela também mencionou os desafios logísticos para a realização das eleições no estado do Amazonas, devido à sua vasta extensão territorial e à dificuldade de acesso a algumas localidades.

“Nós temos que garantir que todos os cidadãos, em todas as regiões do país, possam exercer o seu direito ao voto”, afirmou.

Cármen Lúcia destacou a importância do trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Forças Armadas e dos demais órgãos envolvidos na organização das eleições para garantir que o processo eleitoral seja acessível a todos os eleitores.

Perdeu o Café com Aner com a ministra Cármen Lúcia? Veja a íntegra em nosso YouTube

Compartilhe conhecimento! Faça parte da Aner!

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.