Que tal algumas ideias de monetização a partir da cor do ano 2026, segundo a WGSN?

Que tal algumas ideias de monetização a partir da cor do ano 2026, segundo a WGSN?

5 de dezembro de 2025
Última atualização: 5 de dezembro de 2025
4min
Cor do ano WGSN tendência Transformative Teal
Márcia Miranda

A WGSN acaba de divulgar a cor do ano e ela é uma referência à natureza e ao orgânico. O verde azulado que leva o nome de Transformative Teal está relacionado, segundo a consultoria, à responsabilização ecológica e tem um caráter transformador e regenerativo. Bem em dia com o sentimento de urgência na recuperação do meio ambiente e sustentabilidade do planeta. Aproveitamos para elaborar e compartilhar algumas ideias de monetização para editores a partir desta tendência para cor do ano WGSN.

Imagem: Reprodução site WGSN

A WGSN é uma consultoria com 25 anos, que explicamos as grandes mudanças nos estilos de vida, valores e necessidades dos consumidores para profissionais que buscam criar produtos e negócios de sucesso.

De acordo com a WGSN, o interesse por tons de azul e verde está em crescimento nas pesquisas voltadas ao comércio. O aumento também é sentido em busca pelo nome da cor no Google Trends. O comércio também identifica, segundo a WGSN, aumento do interesse por roupas masculinas em azul e verde, superando o tradicional preto.

A consultoria também aposta em 2026 como um ano de redirecionamento, quebra de velhas ideias e mudanças urgentes, principalmente por conta da necessidade de atenção à sustentabilidade.

Estar em dia com os novos comportamentos de consumo e estética pode ajudar os editores a criarem ou realinharem suas editorias (verticais) específicas. Neste caso, já é possível identificar, segundo a WGSN, uma tendência do público a temas de interesse orgânico, de sustentabilidade e inovação. Estar em dia com as cores tendência também ajuda a influenciar escolhas de tipografia, fotografia e layout, para garantir que o design da publicação permaneça moderno e atualizado.

Para as redações, a tendência pode influenciar a criação de pautas investigativas e mais aprofundadas nos temas correlatos, buscar fontes que possam fazer análises e conexões entre assuntos como, por exemplo, “Sustentabilidade e o Consumidor da Geração Z”.

Ideias para engajar público e monetização com ações relacionadas ao meio ambiente

Que tal tentar novas formas de monetizar seu veículo reunindo essas comunidades com eventos, produção de conteúdo e informação? Eventos são altamente instagramáveis e ajudam a projetar o veículo e os parceiros envolvidos. Veja aqui algumas sugestões:

  • Buscar parcerias com empresas que desenvolvem produtos e serviços ou pesquisas relacionadas ao meio ambiente e realizar eventos como um Hackaton, para criar protótipos de soluções para problemas locais específicos (gestão de resíduos em um bairro, monitoramento de poluição hídrica).
  • Criar parcerias com artistas locais e criar uma exposição que guie o público por fases (degradação, ações necessárias e opções para regeneração do meio ambiente no futuro). Pode ser uma forma de associar, inclusive, o que os órgãos locais, públicos e ONGs estão fazendo pelo meio ambiente.
  • Pensar em parceiros para preparar um fórum regional e mostrar à população o que ela pode fazer para melhorar o seu entorno. Oficinas, workshops e troca de informações sobre ações simples que possam ser desenvolvidas por moradores isoladamente ou por comunidades, como compostagem, hortas urbanas, economia circular e separação de lixo para reciclagem. Há ainda a opção de cursos sobre reparos de produtos e eletrodomésticos, para evitar o descarte excessivo.
  • Promover ações de impacto como a limpeza de um rio ou área, o replantio de árvores e estimular a participação do público, com auxílio de parceiros interessados em conectar sua marca ao meio ambiente.

Importante lembrar que todas essas ações devem ser amplamente divulgadas, em diversos canais e utilizando linguagens diferenciadas por rede social e por público que se deseja atingir. Devem, ainda, gerar kits que possam facilitar a replicação, com PDFs, vídeos, tutoriais, compartilháveis com facilidade, sempre com as marcas apoiadoras em destaque.

A pesquisa completa da WGSN está no site da consultoria e pode ser acessada clicando aqui.

*Esta matéria usou a ferramenta de IA Gemini para criação de imagem e brainstorm de ideias de criação de eventos.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.