Regina Bucco assina artigo no livro Futuros Conectados: A Evolução da Mídia, da ABA

Regina Bucco assina artigo no livro Futuros Conectados: A Evolução da Mídia, da ABA

9 de setembro de 2025
Última atualização: 9 de setembro de 2025
3min
Livro futuros conectados: a evolução da mídia Regina Bucco ABA Sandra Martinelli
O livro Futuros Conectados: A Evolução da Mídia reúne textos de 35 especialistas. Imagem: Arte sobre divulgação ABA
Márcia Miranda

A diretora-executiva da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Regina Bucco, é uma das autoras do livro Futuros Conectados: A Evolução da Mídia, com artigos organizados por Sandra Martinelli, CEO da  Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). O livro é um manifesto coletivo de 35 líderes que estão reescrevendo as regras da comunicação e será lançado na quinta-feira, 11 de setembro, na Livraria Cultura Higienópolis.

“Cada coautor mergulhou nos grandes temas que moldam a comunicação contemporânea, como por exemplo: fragmentação de audiência, inteligência de dados, retail media, medições cross media, sustentabilidade, diversidade, impacto social, entre outros”, conta Sandra Martinelli.

O impacto dos influencers e creators na evolução da mídia

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Regina Bucco possui especializações em Ciências Aplicadas ao Consumo e em Mentoring pela ESPM. Desde outubro de 2021, ocupa o cargo de diretora executiva da Aner, onde lidera iniciativas de modernização e fortalecimento do mercado de revistas no Brasil. Além disso, é certificada como Master, Life e Executive Coach pela Sociedade Latino-Americana de Coaching (SLAC). Sua carreira é marcada por uma abordagem estratégica voltada à inovação, transformação digital e capacitação de profissionais da comunicação.

Em seu artigo, Regina Bucco fala sobre dois arquétipos da era da atenção nos meios digitais: influencers e creators. Ela diferencia os dois personagens, explicando que, embora ambos trabalhem com produção de conteúdo e tenham presença nas mesmas plataformas, eles têm diferenças no nível de aprofundamento da entrega.

“Enquanto o influencer nasceu do marketing e está para a celebridade, o creator está para o autor. O creator é reconhecido por sua originalidade, coerência e profundidade. Ele não necessariamente viraliza o tempo todo, mas constrói uma base sólida e fiel, que o reconhece pela entrega de valor”, explica, destacando que muitos jornalistas estão se tornando creators sem perceber.

Regina também ressalta a importância do creator para o mercado publicitário, explicando que um creator que produz bom conteúdo e que engaja sua audiência pode ser mais valioso que um influencer com um milhão de seguidores.

“O mercado publicitário, antes obcecado por grandes números, começa a valorizar o engajamento qualificado. O creator de nicho, com 5 mil seguidores altamente engajados, pode gerar mais resultado do que o influencer com 1 milhão de seguidores dispersos. Isso porque o creator tem autoridade temática, algo que o influencer muitas vezes não sustenta”, escreve no artigo.

Gostando deste material? Então assine a Newsletter Aner, por email ou WhatsApp.

Livro Futuros Conectados: A Evolução da Mídia

Coordenação editorial: Andréia Roma,  CEO da Editora Leader

Coordenação de projeto: Sandra Martinelli.

272 páginas

Patrocínio: Minalba e Ypê.

Serviço:

Lançamento do livro livro Futuros Conectados: A Evolução da Mídia

11 de setembro, às 18h

Livraria Cultura Higienópolis – Av. Angélica, 1212 – São Paulo

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.