Estudo mostra a jornada do consumidor no varejo
Em sua página do LinkedIn, Pyr Marcondes destacou recentemente o estudo “A Jornada do Consumidor no Varejo”, desenvolvido pela Orbit Data Science, empresa que ele ajudou a fundar há cinco anos. O trabalho tem como objetivo analisar as preferências e experiências dos consumidores no varejo, tanto online quanto presencial, para fornecer insights acionáveis para empresas de e-commerce e comunicação
A pesquisa baseou-se na análise de 3.796 comentários extraídos do Twitter (X) e Bluesky, dos quais 1.080 foram classificados. A coleta de dados ocorreu entre 09/11/2023 e 09/11/2024, com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 3%.
Veja algumas das principais conclusões
- Preferência de Compra: 59% dos consumidores relatam experiências de compra online, enquanto 41% relatam compras presenciais.
- Experiência Positiva: Apesar do maior volume de compras online, as compras presenciais tendem a gerar experiências mais positivas (53%) do que as online (31%).
- Etapas da Jornada de Compra:
- Planejamento: Mais relevante para compras online (39%), impulsionado por preços baixos, cupons e praticidade.
- Durante a Compra: Mais impactante para compras presenciais (79%), influenciado pela experiência na loja, vitrines e atendimento.
- Pós-Venda: Pouco representativo para compras presenciais, enquanto online é marcado por ansiedade pela entrega e medo de problemas.
- Setores do Varejo:
- Online: Marketplace, Moda e Entretenimento lideram as intenções de compra.
- Presencial: Shoppings, Supermercados e Drogarias são os destaques.
- Mapa de Desejos:
- Online: Roupas, Maquiagem, Skin Care, Calçados e Livros.
- Presencial: Roupas, Doces, Calçados, Maquiagem e Livros.
“A Jornada do Consumidor no Varejo” também faz algumas recomendações para o e-commerce, como investir em segurança digital, logística eficiente e politicas de atendimento claras para reduzir a ansiedade e o medo dos consumidores. Ao mesmo tempo, recomenda às lojas físicas a criação de experiências interativas, atraentes e programas de fidelidade para aumentar a revisita dos clientes.
O estudo completo está disponível em www.orbitdatascience.com/.