Alright Summit destaca a mídia regional no combate aos desertos de notícias
Começa às 10h e vai até as 18h o Alright Summit, da startup brasileira de mídia que promete transformar o cenário da informação regional. O evento vai discutir as principais estratégias para fortalecer a mídia regional e combater os desertos de notícias.
O evento acontecerá de forma ininterrupta, com transmissão ao vivo pelo canal da Alright no YouTube. A programação da tarde será transmitida diretamente de Brasília-DF, no Sesi Lab, em evento presencial apenas para convidados.
Está confirmada uma palestra da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o título: “A mentira destrói seu voto”, alusivo à campanha do TSE e outras 12 associações e instituições do jornalismo que tem como lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”.
Alright Summit promoverá integração e o fortalecimento dos veículos
Ao todo, mais de 30 especialistas e líderes do setor de comunicação estarão entre os palestrantes do Alright Summit. A diretora executiva da Aner, Regina Bucco, estará entre nomes como Sara Bushwitz (CEO do Grupo Flow), Ricardo Fiorotto (Google), Eduardo Lundgren (Netflix), Sergio Lüdtke (Projor), Vitor Bellote (Seedtag), Almir Rizzatto (Escola Digitalista) e Marina Pitta (SECOM Governo Federal).
De acordo com o Atlas da Notícia, produzido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), 2.712 municípios brasileiros, que abrigam cerca de 30 milhões de pessoas, são considerados desertos de notícia.
Domingos Secco, CEO e fundador da Alright, destaca a importância dos chamados “oásis de notícias” — veículos de imprensa local que se tornam fontes fundamentais de informação para suas comunidades.
“O mercado de mídia é muito concentrado em grandes anunciantes, grandes agências e grandes plataformas. Esse mercado, muitas vezes invisível, não é atendido, não é desenvolvido. Por isso, colocamos como missão auxiliar esses pequenos veículos e, junto com eles, criar uma rede com capilaridade em todo o país”, diz Secco.
Atualmente, a Alright já colabora com mais de 400 veículos locais de todos os tamanhos, alguns líderes regionais, outros em fase de crescimento ou transformação.