Exclusivo FIPP World Media Congress: “É hora de bloquear o scraping nos sites de notícias”, diz Juan Señor

Exclusivo FIPP World Media Congress: “É hora de bloquear o scraping nos sites de notícias”, diz Juan Señor

12 de junho de 2023
Última atualização: 16 de agosto de 2023
5min
Card com tarja do FIPP World Media Congress 2023 mostra homem e mulher brancos, ele e cabelo grisalho, óculos, terno marrom claro e camisa azul e ela de cabelos louros, óculos escuros e batom vermelho, Juan Señor e Regina Bucco em ambiente externo Cascais
Márcia Miranda

12 de junho de 2023

Card com tarja do FIPP World Media Congress 2023 mostra homem e mulher brancos, ele e cabelo grisalho, óculos, terno marrom claro e camisa azul e ela de cabelos louros, óculos escuros e batom vermelho, Juan Señor e Regina Bucco em ambiente externo Cascais
Juan Señor e Regina Bucco conversaram no Fipp World media Congress sobre os novos rumos que a IA pode trazer aos publishers

Em sua participação no FIPP World Media Congress, a diretora-executiva da Aner, Regina Bucco, nos traz mais uma entrevista exclusiva. Desta vez, com Juan Señor, presidente do INNOVATION Media Consulting Group em Londres – uma das principais consultorias de mídia de notícias do mundo.

Listado como um dos  ‘Principais Inovadores do Mundo’ em Jornalismo e Mídia ‘ pelo Journalism UK, Señor é um comentarista muito requisitado na indústria de mídia, falando em fóruns globais e citado frequentemente em publicações importantes como  The Economist  e  The Financial Times.

Neste bate-papo, que pode ser visto na íntegra no Canal do YouTube da Aner, Juan fala sobre as oportunidades que a inteligência artificial (IA) traz aos editores de notícias. Ele comenta partes do livro que escreveu em parceria com o Jayant Sriram) do novo Relatório Mundial de Inovação em Mídia 2023 , lançado durante o FIPP World Media Congress, em Cascais.

De acordo com Juan, o ano de 2023 tem uma importância singular para publishers, por causa da introdução da inteligência artificial. O assunto é o principal tema do relatório, dada a necessidade extrema de atenção dos editores de notícias às mudanças trazidas pela IA.

“A IA tem a particularidade de destruir modelos de negócios digitais de imprensa, revistas e meios de comunicação, porque atualmente ela é como um oráculo, que pode dar respostas a todas as pesquisas informativas do público.  E é uma disrupção total do nosso modelo de informadores”, comenta.

As novas oportunidades com IA para publishers

De acordo com Juan, mais do que nunca é hora de manter-se atualizado com as mudanças que estão acontecendo com a chegada da IA. Após a preparação do relatório, a conclusão a que os autores chegaram é que não é hora de atacar o conceito e nem de ignorar a existência de IA.

“É uma realidade, uma transformação profunda do digital e os publishers têm que se adaptar e entender quais as oportunidades”, alerta.

Entre as oportunidades citadas por Juan estão os recursos monetários de copyrights. Para que isso funcione, é preciso fechar já os acesso ao scraping de dados. A técnica comum desde o início da internet consiste no rastreamento e cópia para extrair grandes quantidades de dados de sites. E é dessa forma que os robôs de inteligência artificial extraem os conteúdos para utilizar em seus serviços. Neste ponto, Juan é enfático no sentido de alertar os publishers a não darem o conteúdo de graça novamente, como ocorreu no princípio da internet.

“Se não há um contrato para compensar os conteúdos, o scraping não deve ser permitido. E fechar o scraping é muito fácil. Basta acrescentar um código específico para impedir o acesso de robôs à página da web”, explica o especialista ressaltando que, se houver um acordo com os motores de busca, ele deve ser muito valioso para os publishers.

A segunda oportunidade é o conceito que a IA cria, descentralizando o mundo fora do que hoje conhecemos, dominado por big techs.

“Atualmente o mundo digital está controlado por Meta e Google, mas com a IA, há uma oportunidade de reinventar as big techs e, para nós, é uma oportunidade de, nesse começo de realidade digital, ter um novo modelo de negócio”, explica. “Nós, marcas informativas, somos um terço da informação que alimenta a IA, ao lado da Wikipedia e do mundo acadêmico e páginas esportivas. Comercializar esse conteúdo é uma grande oportunidade. Mas, para isso, é preciso bloquear o scraping já!”.

Clique aqui e veja a entrevista completa em nosso Canal do YouTube

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.

Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.