Exame libera primeira aula de Inteligência Artificial aplicada aos negócios

Exame libera primeira aula de Inteligência Artificial aplicada aos negócios

22 de maio de 2023
Última atualização: 16 de agosto de 2023
5min
card em fundo preto e letras azuis fala de inteligência Artificial aplicada aos negócios
Márcia Miranda

22 de maio de 2023

card em fundo preto e letras azuis fala de inteligência Artificial aplicada aos negócios
A primeira aula da Série Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios já está disponível. Imagem: reprodução de internet

“A boa notícia é que a gente está no início desse movimento e quem se posicionar primeiro nesse mercado vai nadar de braçada”. A dica é do CTO da Miguel Lannes Fernandes, da Witseed, uma edtech voltada pra treinamento em grandes empresas. A série faz um apanhado das inovações tecnológicas relacionadas à Inteligência Artificial e mostra como elas podem colaborar com o desenvolvimento de negócios. Miguel é o apresentador da primeira aula do ciclo de webinars sobre Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios, liberada hoje para os inscritos.

O primeiro episódio tem menos de 15 minutos e a série, que é composta por quatro aulas, dará certificado de participação aos interessados. Durante a  e, nele, Miguel, que é programador por formação,  faz um passeio pela história da criação da computação voltada para a Inteligência Artificial e explica porque o processo, que começou em 1950, com o teste de Turing.

“Foi só em meados de 2010 que a tecnologia voltou a progredir usando o machine learning, ou aprendizado de máquina. Essa definição refletia melhor a nova geração de modelos de Inteligência Artificial capazes de aprender sozinhos por tentativa e erro, sem que ninguém precisasse ensiná-los diretamente”, explica.

homem de barba e cabelos castyanhos Miguel Fernandes da Witseed fala sentado em frente a uma estante de livros e usa óculos e camisa preta

Ferramentas poderosas para escritórios

Segundo o especialista, o fato que muda a indústria dedicada à IA é que agora as novas ferramentas de Inteligência Artificial podem ser alimentadas por múltiplas fontes.

“Mas o principal diferencial dessas ferramentas são as suas interfaces amigáveis fáceis de ser usados. Então, além de poderosas, qualquer pessoa com acesso à internet pode acessar uma tecnologia antes restrita apenas a profissionais altamente especializados de tecnologia. O Chat GPT que foi a grande estrela que abriu o caminho continua evoluindo”, conta.

Entre as ferramentas que podem mudar o dia a dia de escritórios de todo o mundo, Miguel cita o Copilot da Microsoft, capaz de resumir uma reunião e listar os principais assuntos discutidos, além de criar propostas de apresentação a um cliente e analisar uma planilha. Também estão na lista o Bard e um programa semelhante ao Copilot, ambos do Google, que vão integrar todas as ferramentas do Workspace,  o Midjourney, que transforma texto em imagens realistas, e seu concorrente, o Firefly da Adobe.

Miguel explica que o avanço só é possível por conta da enorme capacidade dos computadores e sistemas processarem as informações e da imensidão de celulares e aparelhos conectados que a cada segundo geram dados capazes de promover a indicação de produtos e serviços de acordo com a preferência de cada usuário.

“Hoje, até quando você coloca o seu no caixa do supermercado ou na farmácia você tá gerando dados que as empresas usam para te recomendar produtos”, explica, destacando a utilização de dados e interpretação de inteligência artificial aplicada aos negócios na Amazon. “Não é a toa que 35% das vendas feitas vêm a partir das recomendações de produtos”, destaca.
 

Aplicações em vários serviços e funções

 
O especialista explicou também que a inteligência artificial aplicada a negócios já está impactando positivamente empresas de todos os tamanhos de várias maneiras tomadas de decisão, automação de processo, atendimento ao cliente, personalização, previsão de demanda e trabalhos repetitivos.
 
O próximo episódio vai ao ar na quarta-feira, dia 24 de maio, e promete mostrar como usar a inteligência artificial nos negócios,

 

para expandir a capacidade dos times e elevar os resultados da empresa.
 
 
 

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.

Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.

Márcia Miranda
Administrator