Acelerando Negócios Digitais: Aner e ANJ, em parceria com ICFJ e Meta, lançam nova edição de programa de aceleração

Acelerando Negócios Digitais: Aner e ANJ, em parceria com ICFJ e Meta, lançam nova edição de programa de aceleração

18 de janeiro de 2023
Última atualização: 17 de agosto de 2023
0min
Márcia Miranda

18 de janeiro de 2023

Card em fundo azul fala da data de inscrições do Acelerando Negócios Digitais
As inscrições para o programa Acelerando Negócios Digitais vão até o dia 26 de fevereiro

Depois do sucesso em 2021 e 2022, chega ao Brasil a nova edição do programa de aceleração do International Center for Journalists (ICFJ) com apoio da Meta e em parcerias com entidades representativas da imprensa, como Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ). Neste ano, o programa Acelerando Negócios Digitais terá dez semanas de duração e levará treinamento, mentoria e fundos de inovação para veículos de notícias selecionados.

Os treinamentos e mentorias são em português e o programa tem como objetivo contribuir com a melhoria nos modelos de negócios e sustentabilidade financeira dos veículos midiáticos digitais e tradicionais (de diversos tamanhos e localidades) que atendem ao público brasileiro.

As inscrições começam na segunda-feira, dia 23 de janeiro, e vão até 26 de fevereiro.

Através de webinars e mentorias, os publishers e jornalistas vão utilizar ferramentas digitais de forma inovadora e estratégica para desenvolvimento e crescimento dos seus negócios.

Primeira fase contará com treinamento exclusivo para executivos com a Cuny

A primeira fase do programa Acelerando Negócios Digitais será composta de webinars com especialistas nacionais e internacionais nas áreas de mídia e negócios. Nela, as organizações brasileiras receberão insights para:

  • Melhorar suas habilidades em gestão empresarial,
  • Fortalecer a relação da organização com sua audiência digital,
  • Desenvolver novos projetos e produtos,
  • Gerar receita e construir modelos de negócios inovadores e inteligentes.

Os webinars serão em português. No caso de especialista internacional, o webinar terá tradução simultânea pelo Zoom. O treinamento para especialistas começa em março e terá duração de dez semanas.

Esta fase será dividida em dois grupos: o primeiro, aberto aos especialistas e profissionais que atuam em empresas de mídia ou de maneira independente, e o segundo, reservado para executivos.

CEOs, vice-presidentes e diretores-executivos terão a oportunidade de se inscrever para realizar um treinamento exclusivo com a The City University of New York (Cuny). A ementa inclui atualização com as principais tendências na gestão estratégica de negócios digitais.

Os executivos também poderão aplicar para participar do treinamento para especialistas, caso tenham interesse. Ao fim dos treinamentos do Acelerando Negócios Digitais, todos os participantes receberão certificados emitidos pelo ICFJ e pela Cuny, no caso dos executivos.

Segunda fase será de mentoria e fundos de inovação

Na segunda fase do Acelerando Negócios Digitais, os participantes poderão se inscrever para receber mentorias exclusivas por cinco meses. Além disso, terão apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos que podem inovar ou acelerar seus negócios digitais.

Os selecionados serão mentorados por especialistas do mercado com ampla experiência no desenvolvimento de produtos e estratégias digitais.

Organizações de mídia poderão aplicar para receber até US$ 15.000 e jornalistas independentes podem receber até US$ 2.500 dólares

Quem pode se inscrever

Organizações brasileiras de mídia (de qualquer tipo ou tamanho, digital ou tradicional) e jornalistas independentes/freelancers podem se inscrever para participar do programa.

Importante: para estarem aptos a se candidatar e receber a mentoria e apoio financeiro, as organizações e jornalistas independentes devem necessariamente participar de 75% das sessões de treinamento oferecidas na primeira fase do programa.

Sessões exclusivas para associados Aner

O programa Acelerando Negócios Digitais possui diferentes abordagens para apoiar diversos universos de mídias e tem o apoio de associações de mídia importantes do Brasil (Abert, ABMD, Abraji, Ajor, Aner, ANJ), de modo a corresponder às necessidades e expectativas do ecossistema de mídia no país.

Como parte do programa, associados dessas entidades também terão acesso a sessões exclusivas de treinamento.

Saiba aqui como se inscrever para participar

Na primeira edição, seis associados Aner escolhidos para a mentoria do programa

A Aner teve seis dos seus associados escolhidos para participar do processo de mentoria na primeira edição do Acelerando.

“No dia a dia da redação estamos no calor, tendo que atender diversas demandas. Mas o processo de mentoria fez com que a gente organizasse a missão e visão do produto… colocar no papel é muito importante”, conta Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, elogiando a mentoria. “Essa mentoria passa a ser um formato aplicável a todos os outros projetos que faremos”, conta.

Veja alguns dos projetos desenvolvidos pelos associados Aner:

tela mostra abertura da websérie Imobmarket com imagem de floresta e cidade
A série ImobMarket estreou em dezembro

Acelerando a Transformação Digital: Grupo 100fronteiras lança websérie imobiliária orientada por mentores do ICFJ e Meta

Acelerando com Aner e ANJ: Perfil.com cria série que promove combate às fake news

Acelerando com Aner e ANJ: Pais&Filhos lança podcast POD&Tudo

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Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.