Case de sucesso: Pais&Filhos conquista novo público com lives
1 de novembro de 2021
Nada mais desafiador para os publishers que as novidades digitais. As dificuldades para adaptar o conteúdo para as redes sociais e sites, equilibrando a conta com o retorno financeiro e a aplicação de novos modelos de negócio que envolvem métricas, algoritmos e engajamento… vêm tirando o sono de vários editores.
Por conta das vendas diretas, de projetos especiais e branded content, as alterações nos números das redes sociais da revista são monitoradas de perto pela equipe da Pais&Filhos. O engajamento sempre alto e crescente no Instagram é fundamental para o sucesso das ações de marketing. Em busca de aumentar a quantidade de seguidores, a equipe resolveu ampliar o uso das lives.
No início o projeto era apenas de uma série de encontros ao vivo, com conteúdo experimental, para comemorar o mês de aniversário da revista. Pois as lives diárias, com a participação de influenciadores, deram tão certo que conquistaram espaço definitivo na rotina da equipe, como explica a editora-executiva, Andressa Simonini.
“Crescemos cerca de 10% em número de seguidores orgânicos e aumentamos consideravelmente o engajamento. Então, o mês de setembro foi acabando e resolvemos estender esse modelo para nossa vida!”
Durante uma das reuniões da Comissão de Editores Locais da Aner, ela compartilhou sua experiência. Veja o que ela contou sobre esse processo de descoberta:
Algoritmo passou de problema para solução
“A Pais e Filhos iria fazer 53 anos em setembro e a gente resolveu a partir do dia 1 de setembro e até o fim do mês, fazer lives todos os dias, com pessoas que fizeram parte da nossa história ou que estavam fazendo parte naquele momento. Começou assim o projeto. E a gente logo percebeu que essas lives com telas compartilhadas, pelo Instagram, traziam seguidores e aumentavam o engajamento. Recebemos muitas mensagens, contando o quanto era legal todo mundo poder assistir a entrevistas com pessoas tão interessantes e que eles nunca tinham ouvido falar, ou com projetos que eles nem sabiam que existiam.”
Parentalidade: cada um tem a sua
“Setembro foi o mês em que a gente decolou de lives, engajamento… Acho que aumentamos cerca de 10% em número de seguidores orgânicos, o que é muito bom. O mês de setembro foi acabando e resolvemos estender esse modelo para nossa vida! Então, todo mundo que tem um projeto legal, ou é um especialista bacana, ou um influenciador, a gente chama para um papo sobre parentalidade. Cada um tem uma experiência diferente para contar, o que nos traz uma diversidade enorme.”
Conteúdo interessante e projetos para marcas
“Estamos chegando ao final de outubro e continuamos crescendo nos números e no engajamento. E isso é super nítido porque a gente percebe o quanto isso já reverberou no mercado, e o quanto a gente apareceu e se destacou, desenhando novos projetos para as marcas, utilizando a ferramenta do Instagram.”
As lives mais emblemáticas
Andressa destaca ainda que as lives se tornam interessantes porque tiram os entrevistados de seus contextos e temas de debate naturais. O tema parentalidade foi um sucesso na live com Bianca Andrade, a influencer dona do perfil Boca Rosa, que fala de maquiagem.
“O nosso bate-papo trouxe a Bianca para uma conversa sobre maternidade, um tema que ela não estava acostumada a falar. Então foi um conteúdo muito exclusivo”, explica a editora-executiva. “Deu tão certo que já estamos estudando parcerias para outros conteúdos com ela, futuramente.”
Veja aqui a Live com Bianca Andrade (Boca Rosa) e o youtuber Fred, do canal “Desimpedidos”:
Complicações na UTI
A modelo Isabella Fiorentino também fez sucesso na live da Pais&Filhos ao contar a experiência com um dos filhos.
“Mãe de três, ela contou a situação com um dos filhos, que teve uma complicação quando estava na UTI e ficou com dificuldades motoras. Antes da live, ela não comentava muito sobre isso, mas com a Pais&Filhos esse foi o assunto principal. Esse é um dos nossos trunfos: os entrevistados se abrem de forma diferente para a Pais&Filhos. Nesse formato, então, a entrevista é uma exclusividade e acaba gerando grande audiência.”
Veja aqui a live com Isabella Fiorentino
Filho autolimpante
Outra participação citada por Andressa foi a da escritora, palestrante e referência em empreendedorismo digital Cris Guerra. Ela falou sobre etarismo.
“O filho dela cresceu e virou ‘autolimpante’, como a gente brinca. Então, hoje ela fala sobre etarismo. Ela fez parte da Pais&Filhos por muito tempo e ainda faz, porque é nossa parceira. E então pudemos abordar esse assunto e lidar com a questão da idade. Muitas mulheres estão engravidando aos 40, 50 anos, com as novas tecnologias de fertilização. Foi importante trazer a Cris, para que as mulheres que já são mães na idade dela se identifiquem.”
Clique e veja a live com Cris Guerra
Para participar das reuniões das Comissões segmentadas da Aner é necessário ser um associado. Quer participar? Informe-se sobre como se tornar um associado da Aner!