Artigo: “Devemos examinar os fundamentos do jornalismo”

Artigo: "Devemos examinar os fundamentos do jornalismo"

27 de setembro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

27 de setembro de 2021

Em artigo publicado na edição especial de 2020 do The Innovation in News Media World Report, a editora do Toronto Star, do Canadá, Irene Gentle, faz uma análise sobre o modelo de negócio do jornalismo e mostra os pontos sensíveis deste mercado. Irene aborda as dificuldades de modernização das redações e o vazio de notícias locais, com a extinção dos veículos de comunicação regionais.

“Descobrimos que o jornalismo nacional amplo e autorizado não preenche o vazio democrático criado pela extinção das notícias locais. A perda de empregos em lojas nativas digitais prejudicou a noção de que a adaptabilidade digital era a principal chave para o sucesso. Desertos alarmantes deixados por sites locais de notícias enfraquecidos ou extintos indicam que sites de nicho relevantes e brilhantes são, até agora, uma grande adição ao cenário da mídia, não um substituto dele.”

“O jornalismo é caro. Não ter jornalismo é muito mais caro.”

A editora também alerta sobre a necessidade de uma definição acerca da identidade de cada veículo, para que o leitor consiga se identificar e engajar com a publicação:

“É duvidoso para mim que qualquer meio de comunicação sobreviverá às próximas duas décadas sem um senso claro de sua própria identidade, políticas, ética, padrões e diretrizes, bem como um canal razoavelmente aberto entre leitores, repórteres e editores importantes. Os leitores têm um zilhão de coisas que podem fazer além de prestar atenção em nós, e até um terço das pessoas simplesmente desistiram das notícias. Se não tivermos clareza sobre quem somos e prestar contas aos nossos próprios leitores, ética e padrões, seremos inúteis, irrelevantes ou ambos”.

Clique aqui e leia a íntegra do artigo no Innovation Midia Consulting Group

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.