Jornalistas: remuneração com base em métricas?
16 de agosto de 2021
A polêmica pegou fogo entre o Daily Telegraph e o The Guardian. A proposta de remunerar os jornalistas com base em métricas como a audiência de suas matérias e os cliques para venda de assinaturas a partir delas veio do Telegraph, com apoio do Partido Conservador. No entanto, os debates nas redes sociais e nos meios jornalísticos acenderam a luz vermelha sobre a possibilidade de os jornalistas buscarem temas sensacionalistas e de os temas menos populares, mas também importantes, ficarem relegados a segundo plano.
A matéria do Media Talks fala sobre o sistema Stars, que pontua matérias com base em cliques e assinaturas geradas e destina-se a apoiar o jornal em suas metas comerciais. Criado pelo Telegraph, ele já teria sido citado em um email do editor do jornal, Chris Evans, à equipe, prometendo para vincular a remuneração às medições do sistema.
Sem se identificarem os jornalistas do Daily Telegraph já começaram a mostrar a indignação. Um deles disse, em entrevista ao The Guardian:
“Se você está escrevendo grandes matérias, notícias políticas ou cobrindo o coronavírus, ou se é famoso, alcançará números altos de audiência. Mas a maioria dos repórteres está à mercê dos editores e não é culpa deles se estão recebendo pautas chatas. E agora isso afetará seu pacote salarial”.
Leia mais no Media Talks