Jornalistas: remuneração com base em métricas?

Jornalistas: remuneração com base em métricas?

16 de agosto de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

16 de agosto de 2021

A polêmica pegou fogo entre o Daily Telegraph e o The Guardian. A proposta de remunerar os jornalistas com base em métricas como a audiência de suas matérias e os cliques para venda de assinaturas a partir delas veio do Telegraph, com apoio do Partido Conservador. No entanto, os debates nas redes sociais e nos meios jornalísticos acenderam a luz vermelha sobre a possibilidade de os jornalistas buscarem temas sensacionalistas e de os temas menos populares, mas também importantes, ficarem relegados a segundo plano.

A matéria do Media Talks fala sobre o sistema Stars, que pontua matérias com base em cliques e assinaturas geradas e destina-se a apoiar o jornal em suas metas comerciais. Criado pelo Telegraph, ele já teria sido citado em um email do editor do jornal, Chris Evans, à equipe, prometendo para vincular a remuneração às medições do sistema.

Sem se identificarem os jornalistas do Daily Telegraph já começaram a mostrar a indignação. Um deles disse, em entrevista ao The Guardian:

“Se você está escrevendo grandes matérias, notícias políticas ou cobrindo o coronavírus, ou se é famoso, alcançará números altos de audiência. Mas a maioria dos repórteres está à mercê dos editores e não é culpa deles se estão recebendo pautas chatas. E agora isso afetará seu pacote salarial”.

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Márcia Miranda
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Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.