‘Estamos com vocês’: em capa histórica, revista Vogue apoia luta das mulheres polonesas pelo direito de escolha de acesso ao aborto legal.

'Estamos com vocês': em capa histórica, revista Vogue apoia luta das mulheres polonesas pelo direito de escolha de acesso ao aborto legal.

1 de dezembro de 2020
Última atualização: 1 de dezembro de 2020
Helio Gama Neto

O GLOBO – 24/11/2020

Em uma edição que tem sido chamada de “histórica”, a revista Vogue Polônia faz uma declaração poderosa sobre o direito de escolha das mulheres. Na capa está a supermodelo e ativista Anja Rubik, enrolada em metros de tecido vermelho.

O traje da modelo, assim como a pintura em seu rosto, é uma associação com o raio vermelho que se tornou símbolo dos protestos de mulheres que tomaram o país depois que o governo de extrema-direita restringiu o acesso ao aborto legal.

No dia 22 de outubro, a corte constitucional decidiu que o aborto de fetos com má-formação viola a constituição polonesa, o que tornou ainda mais rigorosa aquela que já é uma das legislações mais conservadoras da Europa sobre a interrupção da gestação. Com isso, o aborto só é permitido nos casos em que a saúde da mulher está em risco ou nos casos em que a gravidez tenha acontecido depois de estupro ou incesto.

A decisão levou a protestos em toda a Polônia, com mais de 100 mil pessoas reunidas no centro de Varsóvia no início do mês, o que fez o governo postergar a publicação e a implementação da decisão da Corte.

Com a edição, a Vogue Polônia toma uma atitude contra a decisão que restringe o direito de escolha das mulheres no país. Na capa, está a manchete “O poder das mulheres.”

“Tudo o que diz respeito às mulheres polonesas nos diz respeito”, diz a revista em sua conta no Instagram. “Tem sido assim desde o primeiro número da Vogue e sempre será. Por isso, convidamos a supermodelo – e, mais ainda nesses dias, ativista – Anja Rubik para criar a nossa capa. Ela se fotografou com os símbolos que são tão caros a milhões de mulheres em nosso país. Estamos com vocês”.

Rubik postou a capa em sua conta no Instagram, afirmando que é uma das “mais importantes e pessoais de sua carreira.” A modelo de 37 anos continuou: “O direito de escolha de uma mulher é o teste para uma sociedade progressista e saudável. Esse momento vai afetar os poloneses por décadas. O Estado está reprimindo as mulheres com a proibição do aborto e a restrição de seus direitos reprodutivos. Os direitos reprodutivos são direitos humanos. Eles garantem a liberdade de decidir sobre a sua vida, seu corpo, sua saúde e o seu destino.”

Os posts da “Vogue” Polônia e da supermodelo Anja Rubik tiveram centenas de milhares de likes e de comentários de mulheres elogiando a postura da revista.


Warning: Undefined array key "" in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 223

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 223
Helio Gama Neto