WhatsApp é multado em R$ 1,3 bilhão por violação da lei de privacidade de dados na Europa

WhatsApp é multado em R$ 1,3 bilhão por violação da lei de privacidade de dados na Europa

6 de setembro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

06 de setembro de 2021

O whatsApp foi multado em 225 milhões de euros (2 bilhões de reais) por violar as regras do proteção da privacidade online de usuários na região.  A multa foi aplicada na semana passada pela Comissão Irlandesa de Proteção de Dados (DPC), principal regulador da União Europeia na área. a multa foi aplicada porque , segundo o DPC irlandês,  a plataforma não estava cumprindo suas obrigações de transparência à luz da GDPR no que diz respeito ao fornecimento de informações e a transparência dessas informações para usuários e não usuários do serviço de mensagens, incluindo o compartilhamento com o Facebook.

Esta é a segunda maior multa já aplicada sob o Regulamento Geral de Proteção de Dados, introduzido em 2018 para proteger as informações pessoais dos europeus online. A multa mais alta, de 746 milhões de euros, havia sido recebida pela Amazon em 2020.

Veja mais no MidiaTalks

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.