TikTok: lives em formato co-host favorecem captação de leads
05 de outubro de 2022
A convidada do Café com Aner de terça-feira, dia 4 de outubro foi Luciana Alvares, analista sênior do TikTok Brasil. Luciana deu dicas e tirou dúvidas sobre as lives no aplicativo, falou sobre o protagonismo do UOL, Metropoles e os sites de esportes têm tido no TikTok produzindo conteúdo de notícias. A especialista também destacou o trabalho da CNN durante as eleições:
“Eles fizeram lives para a cobertura das eleições que chegaram a 52 mil visualizações. Durante a live o perfil cresceu 100 mil seguidores”, comemora.
Estratégia inclui divulgação prévia
Segundo Luciana, uma das principais estratégias é divulgar bem as lives, utilizando as ferramentas do próprio TikTok e até mesmo redes vizinhas.
Além da divulgação com antecedência e a realização das lives com certa frequência, é importante que os responsáveis pelo trabalho preencham os dados do formulário, que incluem título, tópico, tipo de live.
“Essas informações ajudam o algoritmo a indexar a live e a selecionar os usuários a quem ele vai entregar o material, de acordo com os interessem em comum”, explica Luciana.
Outra dica importante é, sempre que possível, escolher o formato co-host.
“Neste formato, acontece a união de duas lives de dois perfis diferentes em uma só live. E os dois perfis podem se falar, mas para isso é necessário que um siga o outro. Ficam duas telinhas uma ao lado da outra e as pessoas conseguem se conversar como se fosse uma chamada de zoom, por exemplo”, explica Luciana, destacando que esse formato é muito bom para conquistar novos seguidores.
A especialista também contou como os publishers devem preparar e divulgar as lives e falou sobre detalhes técnicos a que os administradores devem ter atenção na hora de encerramento do evento e de escolher os moderadores para o trabalho.
Veja abaixo mais algumas dicas:
- Divulgue sua live e não a abra do zero. Resultado melhor se houver divulgação prévia.
- Produza vídeos lives antes e depois. Use os melhores momentos para movimentar o próprio perfil
- Abra a live com 5 minutinhos de antecedência para avisar os usuários e dar tempo hábil para o algoritmo começar a ativar a audiência. Comece conversando e chamando as pessoas e deixe para falar sobre o assunto principal somente 5 minutos depois de iniciada, para que você já tenha uma base de visualizações formada.
Moderadores
- Escolha um moderador que seja seguido por você e seguidor do perfil onde a live acontece. Cadastre o moderador para o evento, mas não se esqueça de descadastrá-lo do perfil depois que a live terminar. Caso contrário, ele continuará lá até que seja descadastrado do perfil.
- Se você silenciar usuário, os comentários não vão aparecer, mas ele não vai saber.
- Se bloquear o usuário, ele fica bloqueado e não aparece mais.
- Quem apresenta a live também pode bloquear e silenciar.
- Adicione um filtro de palavras que você não deseja que apareça. Isso vai impedir que a palavra apareça durante os comentários da live. As palavras são editáveis e podem ser alteradas de uma live para a outra.
Live pelo desktop
- Você pode abrir uma live do seu computador, em vez de usar o celular, mas saiba que ela não ficará registrada na central de lives. Ao contrário, se for aberta pelo celular, ela ficará registrada e poderá ser acessada pelo dono da conta para seleção de trechos para divulgação posterior
- Você não pode gerar uma live já salva, mas pode fazer uma live fake. Colocando a gravação no ar no horário agendado para o evento.
- Para abrir uma live diretamente do computador, no perfil do TIKTOK, é necessário ter uma ferramenta de streaming (ou um switcher).
- A live pode ser enviada no formato vertical ou horizontal e o usuário escolhe como quer assistir.
- Ao fim da live, não feche o navegador, simplesmente. Peça encerrar a live.
Métricas
- Métricas de lives ficam disponíveis por 28 dias, apenas. Elas indicam retenção, total de visualização e tempo assistido, entre outros dados.
- É recomendável que a live tenha pelo menos meia hora, porque é necessário tempo para que o algoritmo faça a entrega na ForYou. Por isso, lives muito curtas, de 10 minutinhos, não adianta.
- Não é possível transmitir a live em outras redes.
- Uso de músicas ou imagens sem direitos autorais pode levar à derrubada da live.
- QRCodes, Sports bet também não são permitidos nas lives
- Bons horários para lives são o horário de almoço, fim da tarde, a partir das 18h. Mas se a notícia estiver acontecendo e for importante, faça a live a qualquer hora, inclusive à noite.
Veja mais informações sobre as boas práticas de lives na comunidade de Guidelines do TikTok.
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