TikTok: lives em formato co-host favorecem captação de leads

TikTok: lives em formato co-host favorecem captação de leads

5 de outubro de 2022
Última atualização: 17 de agosto de 2023
5min
Luciana Alvares TikTok
Márcia Miranda

05 de outubro de 2022

Luciana Alvares Lives no TikTok
Luciana Alvares deu dicas sobre como realizar lives que integram e chamam atenção do público usando as regras do aplicativo

A convidada do Café com Aner de terça-feira, dia 4 de outubro foi Luciana Alvares, analista sênior do TikTok Brasil. Luciana deu dicas e tirou dúvidas sobre as lives no aplicativo, falou sobre o protagonismo do UOL, Metropoles e os sites de esportes têm tido no TikTok produzindo conteúdo de notícias. A especialista também destacou o trabalho da CNN durante as eleições:

“Eles fizeram lives para a cobertura das eleições que chegaram a 52 mil visualizações. Durante a live o perfil cresceu 100 mil seguidores”, comemora.

Estratégia inclui divulgação prévia

Segundo Luciana, uma das principais estratégias é divulgar bem as lives, utilizando as ferramentas do próprio TikTok e até mesmo redes vizinhas.

Além da divulgação com antecedência e a realização das lives com certa frequência, é importante que os responsáveis pelo trabalho preencham os dados do formulário, que incluem título, tópico, tipo de live.

“Essas informações ajudam o algoritmo a indexar a live e a selecionar os usuários a quem ele vai entregar o material, de acordo com os interessem em comum”, explica Luciana.

Outra dica importante é, sempre que possível, escolher o formato co-host.

“Neste formato, acontece a união de duas lives de dois perfis diferentes em uma só live. E os dois perfis podem se falar, mas para isso é necessário que um siga o outro. Ficam duas telinhas uma ao lado da outra e as pessoas conseguem se conversar como se fosse uma chamada de zoom, por exemplo”, explica Luciana, destacando que esse formato é muito bom para conquistar novos seguidores.

A especialista também contou como os publishers devem preparar e divulgar as lives e falou sobre detalhes técnicos a que os administradores devem ter atenção na hora de encerramento do evento e de escolher os moderadores para o trabalho.

Veja abaixo mais algumas dicas:

  • Divulgue sua live e não a abra do zero. Resultado melhor se houver divulgação prévia.
  • Produza vídeos lives antes e depois. Use os melhores momentos para movimentar o próprio perfil
  • Abra a live com 5 minutinhos de antecedência para avisar os usuários e dar tempo hábil para o algoritmo começar a ativar a audiência. Comece conversando e chamando as pessoas e deixe para falar sobre o assunto principal somente 5 minutos depois de iniciada, para que você já tenha uma base de visualizações formada.
Moderadores
  • Escolha um moderador que seja seguido por você e seguidor do perfil onde a live acontece. Cadastre o moderador para o evento, mas não se esqueça de descadastrá-lo do perfil depois que a live terminar. Caso contrário, ele continuará lá até que seja descadastrado do perfil.
  • Se você silenciar usuário, os comentários não vão aparecer, mas ele não vai saber.
  • Se bloquear o usuário, ele fica bloqueado e não aparece mais.
  • Quem apresenta a live também pode bloquear e silenciar.
  • Adicione um filtro de palavras que você não deseja que apareça. Isso vai impedir que a palavra apareça durante os comentários da live. As palavras são editáveis e podem ser alteradas de uma live para a outra.
Live pelo desktop
  • Você pode abrir uma live do seu computador, em vez de usar o celular, mas saiba que ela não ficará registrada na central de lives. Ao contrário, se for aberta pelo celular, ela ficará registrada e poderá ser acessada pelo dono da conta para seleção de trechos para divulgação posterior
  • Você não pode gerar uma live já salva, mas pode fazer uma live fake. Colocando a gravação no ar no horário agendado para o evento.
  • Para abrir uma live diretamente do computador, no perfil do TIKTOK, é necessário ter uma ferramenta de streaming (ou um switcher).
  • A live pode ser enviada no formato vertical ou horizontal e o usuário escolhe como quer assistir.
  • Ao fim da live, não feche o navegador, simplesmente. Peça encerrar a live.
Métricas
  • Métricas de lives ficam disponíveis por 28 dias, apenas. Elas indicam retenção, total de visualização e tempo assistido, entre outros dados.
  • É recomendável que a live tenha pelo menos meia hora, porque é necessário tempo para que o algoritmo faça a entrega na ForYou. Por isso, lives muito curtas, de 10 minutinhos, não adianta.
  • Não é possível transmitir a live em outras redes.
  • Uso de músicas ou imagens sem direitos autorais pode levar à derrubada da live.
  • QRCodes, Sports bet também não são permitidos nas lives
  • Bons horários para lives são o horário de almoço, fim da tarde, a partir das 18h. Mas se a notícia estiver acontecendo e for importante, faça a live a qualquer hora, inclusive à noite.

Veja mais informações sobre as boas práticas de lives na comunidade de Guidelines do TikTok.

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Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.