Secom abre consulta pública sobre normas para publicidade do governo federal
A Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (Secom) abriu consulta pública sobre a Instrução Normativa que estabelece medidas a serem observadas pelos órgãos e entidades do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom). O objetivo é reduzir os riscos à imagem das instituições do Poder Executivo Federal decorrentes da publicidade do governo em sites e canais de notícias inadequados na internet.
Segundo o assessor da Aner em Brasília, Júlio Vinha, a alteração faz parte de duas representações analisadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que resultaram no acórdão 2.553 de 2022, que faz determinações sobre a publicidade governamental.
“O TCU determinou ao governo federal que revisasse a veiculação de publicidade em sites por conta de denúncias. Até 2022 houve inserções que foram consideradas inadequadas, porque aconteceram em sites de conteúdo duvidoso e associados a atividades ilegais. Daí o acórdão para que o governo tomasse as devidas providências. E o prazo para ajustar essas normas está perto do fim”, explicou.
Normas para publicidade do governo pretendem evitar a inclusão de propaganda em sites de conteúdo duvidoso
As disposições da minuta se aplicam aos sites e aplicativos de oferta ou fornecimento de bens ou serviços, de jogos lúdicos, de oferta de conteúdo jornalístico ou informativo; aos produtores de conteúdo jornalístico, informativo ou esportivo em plataforma digital; plataformas digitais de conteúdo de terceiros; e operadores de distribuição de publicidade programática.
O objetivo é criar um normativo robusto e claro na veiculação de publicidade digital, evitando sua presença em plataformas que disseminem conteúdos em desacordo com a legislação brasileira, como racismo, pedofilia, exposição inapropriada de menores, incitação ao suicídio, jogos proibidos, dentre outros.
Participação pública está aberta até o dia 5 de outubro
As contribuições poderão ser encaminhadas por aqui até a quinta feira, dia 5 de outubro (5ª feira) pela plataforma Participa + Brasil, onde serão analisadas pelo grupo de trabalho da Secom, para a produção de uma versão definitiva para a norma interna de direcionamento de publicidade do governo na Internet.
Participe e atualize-se!
Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.
Clique aqui para saber como se associar
Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado.
Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.