Rodrigo Pipponzi e o Fórum Mundial Econômico de Davos no Café com Aner
24 de abril de 2023
Rodrigo Pipponzi foi o convidado do Café com Aner especial sobre Davos na última quarta-feira, dia 19 de abril. O diretor executivo e fundador da Mol, ao lado da jornalista Roberta Faria, falou sobre a experiência de acompanhar o Fórum Econômico Mundial de Davos, ao lado de líderes internacionais de vários países.
Rodrigo é também fundador e conselheiro do Instituto ACP, vice-presidente do conselho do GIFE e membro do conselho do Sistema B. Vencedor, em 2009, dos prêmios Aberje, Anatec e Fecomercio de Sustentabilidade. Eleito Empreendedor Social do Ano pela Folha de São Paulo, em 2018; Empreendedor Social pela Schwab Foundation, em 2019, ele foi homenageado com o prêmio Trip Transformadores, em 2020.
Este ano, o empreendedor foi convidado a participar do Fórum Econômico Mundial entre os dias 16 e 20 de janeiro, na Suíça, especialmente para falar de empreendedorismo filantropia e inovação social.
“A gente sabe que é superdifícil você receber um convite, especialmente como empreendedor social, para ir para a Davos. São cerca de 30 vagas por ano só para Fundação Schwab dentro de uma rede de 450 empreendedores. Então, para mim, foi uma surpresa”, comemorou.
Agendas diferentes em discussão
Rodrigo contou que, entre todas as oportunidades de participação nas mesas governamentais, preferiu as discussões mais práticas e destacou a entrada firme das agendas relacionadas a direitos humanos, diversidade e pautas raciais no Forum Econômico Mundial de Davos.
“Essas agendas, que eram até negligenciadas pelo Fórum, entraram de uma maneira muito mais transversal nas conversas. A agenda ambiental é a pauta número 1 de Davos”, contou.
Rodrigo também destacou a integração de públicos e as oportunidades de acesso a autoridades.
“Eu vi empreendedor social com iniciativas relativamente novas conversando com pessoas assim com a ministra do meio da Holanda numa sala bilateral. Então isso me surpreendeu positivamente”, contou.
Semana de quatro dias e retenção de talentos
Rodrigo também citou como pontos importantes durante a discussão sobre uma jornada da semana de quatro dias e retenção de talentos nas empresas.
“Foi muito interessante ver como essa preocupação com a saúde física e mental dos próprios funcionários deixou de ser uma coisa acessória e passou a ser prioritária”, disse, exemplificando com a necessidade de aplicação do discurso na prática também no Brasil: “Não adianta você falar de saúde integral do brasileiro e não combater epidemia de obesidade entre os funcionários… ou permitir que os funcionários comam mal durante a jornada de trabalho porque o vale não é suficiente ou porque não existe alimentação saudável perto da loja onde ele trabalha”.
Se você perdeu o Café com Aner e quer rever esse bate-papo com Rodrigo Pipponzi, clique aqui e visite nosso Canal do YouTube. Você também pode entrar em contado com Rodrigo mandando sua dúvida ou comentário pelo WhatsApp do celular da Aner.
Você também pode ver um artigo de Rodrigo sobre a participação dele no evento mundial. Clique aqui e veja na Mercado&Consumo.
Participe e atualize-se!
Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.
Clique aqui para saber como se associar
Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.
Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.
Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.