Retrospectiva 2022: Comissão Digital trouxe novas oportunidades de negócios
02 de dezembro de 2022
Nesta segunda matéria sobre a Retrospectiva Aner, entrevistamos a dirigente da Comissão Digital, Andressa Simonini, da Pais&Filhos. A Comissão Digital da Aner é um ponto de encontro entre editores associados, para troca de informações, aprendizados e busca conjunta de soluções que colaborem para o sucesso das empresas do mercado de revistas.
Andressa conta que, nas reuniões quinzenais, a tônica foi buscar novidades nas parcerias e modelos de negócios para aumentar as chances de monetização entre as empresas associadas.
“Reunimos um grupo de pessoas interessadas em trazer discussões, outros olhares e novos negócios para dentro dos veículos. Convidamos pessoas de diferentes áreas para participar, como representantes de empresas de assessoria de imprensa, redes sociais, especialistas em dados e tudo mais que a gente podia estudar como um modelo de negócio, uma nova forma de monetização”, conta.
Novos modelos editoriais na Comissão Digital
Alguns dos convidados das reuniões da Comissão Digital participaram, também, da série de bate-papos Café com Aner, que é aberta ao público. Durante as conversas novas oportunidades de parcerias.
Andressa destacou a aproximação com a Agência Mynd, que possibilitou a apresentação, à Comissão e aos participantes do Café com Aner o conhecimento do modelo de negócio com influencers:
“Ouvimos influenciadores, que contaram sobre o trabalho deles. A partir desta conversa, a Luciana Pianaro, da Vida Simples, conheceu e firmou parceria com Beto Bigatti, que é colunista da Pais&Filhos e tem um Instagram dedicado à paternidade e inclusão, a partir da ótica de um portador de deficiência física (ele nasceu sem um dos braços)”, citou Andressa. Segundo ela, a inclusão do colunista mostrou o quanto é possível e válido o movimento de aproximação entre associados e o novo formato de comunicação. “Os influencers estão aí para ficar”, afirma.
Assessorias de imprensa e a publicidade
Outra aproximação realizada pela Comissão com os associados envolveu a assessoria de imprensa Inpress, convidada para falar sobre o trabalho de aproximação entre as marcas, possíveis anunciantes, e as editoras.
“As assessorias hoje fazem um trabalho também como agência de publicidade, trazendo novos negócios para dentro do veículo não só como editorial, mas comercialmente. A diretora da Inpress apresentou a dinâmica que a assessoria trabalha e contou como seria importante, para eles, serem mais próximas dos veículos. Na reunião seguinte, alguns publishers já trouxeram os formatos possíveis de publicação, buscando uma sinergia entre clientes das assessorias e os formatos dos veículos”, contou.
Comissão Digital estimula experimentos com novas soluções
Andressa explica que a Comissão estimula parcerias e contatos, testa soluções e as ações que geram ou não lucro e relevância para a marca. As trocas entre as diferentes realidades e de outros mercados aumentam as chances de novas perspectivas.
“A ideia é promover novas pessoas e ideias para novos negócios e a partir de agora cabe a cada um participante da comissão pensar o que que pode funcionar ou não para dentro do seu veículo”, explica.
Expectativa para 2023 é aumentar a participação de associados
Para 2023, o objetivo é manter as reuniões quinzenais e aumentar a participação de associados na Comissão Digital.
“Seria bacana se as reuniões tivessem participação de mais associados, além dos líderes escolhidos para a comissão. Pensamos também em fazer algumas reuniões com as equipes das redações, as pessoas que estão na linha de frente, desenvolvendo o conteúdo das marcas, para eles entendam que o jornalismo, hoje, vai além do texto e da imagem”, conta, sustentando que a transformação digital requer profissioais com a cabeça voltada para novos negócios que façam sentido para a empresa. “É preciso gastar energia com coisas que realmente são relevantes”.
Andressa também comemora o novo posicionamento da Aner, como uma instituição que busca fomentar boas idéias, práticas e compartilhamento de experiências entre os associados e parceiros:
“2022 foi um ano em que a Aner se posicionou de uma maneira diferente. É claro e visível o sucesso do Café com Aner, das participações de convidados nos encontros e nas entradas que a gente teve nas grandes empresas globais, como Facebook, Google, TikTok e Hello. A Regina Bucco (diretora executiva da Aner) fez um trabalho incrível e eu tenho certeza que, para 2023, ela está preparando ainda mais formatos para que os associados da Aner aumentem sua audiência, seus negócios e para que a gente vire uma potência ainda maior como jornalistas”, finaliza.
Participe das Comissões e atualize-se!
Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.
Clique aqui para saber como se associar
Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, como Google, Facebook e TikTok para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper.
Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.
Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo