PL das Fake News: Associações de imprensa manifestam apoio à aprovação imediata

PL das Fake News: Associações de imprensa manifestam apoio à aprovação imediata

18 de abril de 2023
Última atualização: 17 de agosto de 2023
3min
card com logos de associações que assinam manifesto pela valorização do jornalismo a favor do PL das Fake News
Márcia Miranda

18 de abril de 2023

card com logos de associações que assinam manifesto pela valorização do jornalismo a favor do PL das Fake News

Aner e mais dez associações de imprensa de todo o país divulgaram uma nota em que pedem a valorização do jornalismo e manifestam a necessidade urgente de aprovação do PL 2630/2020, conhecido como PL das Fake News, para combater “o efeito dramático da desinformação e do discurso de ódio”. A nota, divulgada na tarde desta terça-feira, 18 de abril, cita a preocupação com a intenção de incluir outros segmentos no PL.

“As entidades ressaltam sua preocupação em se tentar mesclar no PL a questão dos direitos autorais de produtores culturais que não tenham relação direta com o combate à desinformação. Por sua relevância, o pagamento de direitos autorais pelas chamadas Big Techs a produtores culturais demanda uma discussão à parte, de modo que possa vir a ser devidamente debatido e, oportunamente, acolhido pelo Congresso brasileiro”, reforça a nota.

O tema vem sendo amplamente debatido no Congresso e foi recentemente discutido em uma Audiência Pública convocada pelos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), para discutir o Marco Civil da Internet. Na ocasião, o advogado Marcelo Hobaika Bechara falou pela Aner.

A Coalizão do Setor da Comunicação também divulgou recentemente um folder em que explica as propostas consideradas pertinentes pelo grupo para o PL das Fake News.

A nota oficial pede, ainda, a valorização do jornalismo.

“O jornalismo de interesse público é a principal arma da sociedade para combater a desinformação e um importante instrumento para o exercício do direito de acesso à informação”.

Veja aqui a íntegra do manifesto

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.

Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.