Painel Cenp-Meios ganha adesão de quatro novas agências digitais

Painel Cenp-Meios ganha adesão de quatro novas agências digitais

10 de agosto de 2021
Última atualização: 10 de agosto de 2021
Márcia Miranda

10 de agosto de 2021

Quatro agências digitais de publicidade não certificadas entraram para o Painel Cenp-Meios: Jussi, a i-Cherry, a Mirum e a Blinks Essence. As quatro as novas integrantes vão ampliar ainda mais a representatividade do sistema, que mede o investimento em mídia via agências.

Outra novidade é a apresentação dos valores no painel também em dólar. No momento, a informação foi acrescentada às tabelas referentes a 2021 e 2020. Em 19 de agosto, estarão disponíveis também os dados em dólar para os demais períodos, desde a criação do sistema, em 2017. O critério de conversão é valor do dólar comercial de venda no último dia do respectivo período.

O CENP-Meios é um sistema que totaliza metadados referentes a compras de mídia realizadas por agências certificadas por ordem e conta de clientes-anunciantes. Os valores são totalizados e agregados por período, meio ou região, não sendo obtidos pelo sistema quaisquer dados reais negociados individualmente em cada transação. O sistema foi implantado em 2017 pelo Conselho Executivo de Normas-Padrão para classificação das agências, como insumo para o Comitê Técnico de Mídia (CTM) e para funcionar como um indicador para o mercado publicitário.

Para Caio Barsotti, presidente do CENP, a chegada das agências é muito importante. ““Toda agência é bem-vinda para enriquecer ainda mais o painel. Há um número considerável de agências que, por diferentes motivos, preferem não se habilitar a obter a Certificação de Qualificação Técnica, mas é importante que elas participem do CENP-Meios, ampliando assim ainda mais a representatividade das agências no investimento em mídia no mercado publicitário brasileiro.”

Paula Puppi, conselheira do CENP, foi a incentivadora da adesão destas agências, todas pertencentes ao grupo WPP. Para Paula, Chief Transformation Officer da WPP, a adesão destas agências é indispensável. “Elas, hoje, autorizam um volume bastante representativo da mídia digital do mercado. E não estamos falando aqui apenas de ter mais informação sobre participação de cada meio, mas sim de ter melhor visão sobre o investimento total que o mercado tem realizado”.

O Conselho Superior das Normas-Padrão aprovou a participação no painel CENP-Meios de agências de publicidade não certificadas no começo deste ano, visando a expansão do sistema. Para participar do CENP-Meios, toda e qualquer agência precisa necessariamente ser usuária de um sistema de gestão homologado tecnicamente.

Atualmente os sistemas da AdSolutions, Microuniverso, Publi, VBS, iClips e Operand já estão prontos para tornar possível o envio dos dados ao CENP, mediante comando exclusivo e expresso da agência. Basta a assinatura de um termo de adesão, no qual há o compromisso de enviar os dados nos prazos combinados, atendendo também a algumas recomendações no preenchimento dos Pedidos de Inserção. “Se a agência é usuária dos softwares homologados pelo CENP-Meios, a decisão de adesão é simples, sem qualquer necessidade de investimento ou custo”, diz Caio. Caso a agência opere em um sistema não homologado, há possibilidade de homologação.

Para saber mais sobre o CENP-Meios, como é produzido e o seu significado para a atividade publicitária, veja este vídeo.

As agências não certificadas interessadas em aderir ao CENP-Meios podem enviar e-mail para cenpmeios@cenp.com.br ou telefonar para 11 4858 8043, ramal 2368.

 

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.