Instituto Reuters aponta caminhos para o resgate da confiança na imprensa

Instituto Reuters aponta caminhos para o resgate da confiança na imprensa

23 de abril de 2021
Última atualização: 23 de abril de 2021
Helio Gama Neto

MEDIA TALKS – 22/04/2021

Luciana Gurgel

O mais novo Digital News Report do projeto Trust In News do Instituto Reuters para Estudos do Jornalismo na Universidade de Oxford, divulgado nesta quinta-feira (22/4), não revela a fórmula mágica para a recuperação da confiança na imprensa, que vem declinando como resultado da combinação de fatores diversos, como a polarização da sociedade e o impacto das plataformas digitais sobre o acesso a informações.

De acordo com o relatório do ano passado, que foi quantitativo, menos de quatro em cada dez pessoas (38%) em 40 países disseram que normalmente confiam na maioria das notícias.

Mas nem por isso o novo documento é menos importante. Ele consiste em um diagnóstico valioso sobre como as pessoas veem o jornalismo e porque confiam (ou não) nas notícias.

E aponta comportamentos e tendências que podem ajudar o setor e as empresas jornalísticas a encontrarem suas próprias soluções para reverter a queda da confiança na imprensa, que não é restrita a um veículo ou a um país.

Desafios múltiplos
Os pesquisadoes do instituto examinaram a situação da confiança na imprensa em Brasil, Reino Unido, Estados Unidos e Índia, por meio de 82 entrevistas com profissionais da mídia e focus groups com 132 participantes.

Uma das conclusões é de que não há um único problema de “confiança na imprensa”. E sim múltiplos desafios que envolvem tanto a oferta quanto a demanda por informações.

Os focus groups  foram feitos em conjunto com o instituto de pesquisa britânico YouGov. As amostras eram formadas por adultos que confiavam mais ou menos na imprensa, de idades variadas e diferentes hábitos de consumo de notícias.

Os quatro países, representando os dois hemisférios, são heterogêneos em vários aspectos. Um deles, salientado pelo Reuters, é a forma como o público integrou as mídias sociais e digitais aos hábitos de consumo de notícias.

Leia aqui o texto na íntegra.

 


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Helio Gama Neto