Qual a diferença entre um programa de membros e de assinaturas? É necessário ter uma equipe dedicada ao programa? Quais estratégias devem ser adotadas no lançamento e na manutenção de um programa de membros no jornalismo? Essas e outras perguntas serão respondidas hoje em um webinar que marca o lançamento, pelo Insper, da versão em português do
Membership Guide, guia de referência no mundo sobre boas práticas de programas de membership para veículos de comunicação.
Participam do encontro nesta terça-feira, 20 de julho, às 17h30, a diretora de conteúdo do Membership Puzzle Project, Ariel Zirulnick, e a diretora e fundadora do Aos Fatos, Tai Nalon. Elas vão falar sobre os conselhos práticos e táticos sobre como trabalhar programas colaborativos no jornalismo para garantir a sustentabilidade financeira de veículos jornalísticos.
O material apresenta as melhores práticas e erros comuns sobre o tema após pesquisa feita com mais de 50 redações em cinco continentes.
Nele, há informaçõe sobre como criar e implementar estratégias de adesão e fluxos de trabalho. A tradução foi feita em parceria com o Membership Puzzle Project e contou com o apoio da apoio da Google News Initiative, do Instituto Lenfest e do Media Development Investment Fund.
As inscrições para o webinar podem ser feitas
aqui.
Leia mais sobre o assunto na página do
Insper.
Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro.
Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare.
É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.