IAB cita falta de “direito a voto” e rompe com Cenp
MEIO&MENSAGEM – 24/07/2019
O Interact Advertising Bureau do Brasil (IAB-BR) enviou carta nesta quarta-feira, 24, ao Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) pedindo sua desassociação da entidade. O documento, assinado por Ana Moisés, presidente do IAB e diretora de área de soluções de marketing no LinkedIn no Brasil, afirma que a instituição expressa “preocupação com a maneira com que certas atualizações dessas regras têm sido apresentadas. Preocupa-nos que decisões importantes e com impacto para a publicidade digital estejam sendo discutidas com participação limitada desse mercado.”
Como justificativa, afirma que “pelo fato de não termos direito a voto nas decisões do Conselho, inclusive em resoluções que podem ter impacto material no setor digital, nosso papel de defesa do setor, nessa associação, é inexistente.” Em seguida, ressalta que a decisão não altera o dever e compromisso do IAB-BR em desenvolver a publicidade brasileira em consonância com outras instâncias, como o próprio Cenp.
Historicamente, o Cenp atua na consolidação de regras de mercado e competitividade envolvendo a publicidade brasileira, principalmente no ecossistema que ampara agências, clientes e veículos. Com o aumento dos investimentos em mídia digital, boa parte dessas estratégias têm se dado diretamente entre plataformas e marcas, o que desestabilizou segmentos do mercado que vinham sendo regrados de modo diferente.
A busca por novos modelos, que equilibrem as diversas partes envolvidas, é uma constante do mercado brasileiro desde o amadurecimento da internet. O capítulo mais recente foi semana passada, quando o Cenp aprovou uma resolução que declara como veículos de comunicação “todo e qualquer ente jurídico individual que tenha auferido receitas decorrentes da sua capacidade de transmissão de mensagens de publicidade”, incluindo sites de busca e plataformas sociais, como Google, Facebook, YouTube e Instagram. Em tese, isso colocaria essas empresas como parte impactada por outras medidas e orientações do Conselho, como a revisão do desconto padrão, também anunciada em 16 de julho.
Além disso, o Cenp passou a considerar uma diferente segmentação de mídias, inclusive no que se trata do reporte de dados para o Cenp-Meios. São elas Cinema, Internet-busca, Internet-social, Internet-vídeo, Internet-áudio, Internet display e outros, Jornal, Revista, Televisão por assinatura, OOH/mídia exterior, Rádio e Televisão aberta. As verbas digitais de ativos pertencentes a meios tradicionais (como jornal e TV) passam a ser categorizadas seguindo essa separação.