Governança de dados: o que é e como implantar em sua empresa?

Governança de dados: o que é e como implantar em sua empresa?

16 de agosto de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

16 de agosto de 2021

Dentro das novidades da tecnologia para as empresas de comunicação, os arquivos de dados são ponto de atenção para que as estratégias não se percam. Para manter a segurança, é preciso organizar os dados e liberar a permissão de uso apenas aos funcionários que precisem deles como ferramenta de trabalho. É isso que se chama governança de dados: modelos responsáveis por dizer quem pode realizar determinado projeto, quais e como os dados serão usados para ele.

Artigo no Mundo Mais Tech fala sobre o tema e dá seis dicas para evitar que os dados utilizados sejam de baixa qualidade, difíceis de usar, sem integridade e vulneráveis a ameaças de cibersegurança ou simplesmente não estejam disponíveis na hora de tomar a decisão. As dicas também levam em conta as necessidades da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Entre as dicas, a necessidade de identificar os dados críticos (mais sensíveis e que, portanto, precisam de maior proteção), definir políticas de tratamento e uso para cada categoria de dados, envolver o time de negócios nesta organização, criar equipes multidisciplinares que possam agir de forma horizontal na empresa, no momento da organização das estratégias.

Veja mais sobre o tema no Mundo Mais Tech.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.