Press Gazette investiga o Google News Showcase

Press Gazette investiga o Google News Showcase

4 de outubro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

04 de outubro de 2021

Uma análise da Press Gazette investiga os bastidores do Google News Showcase, entrevistando fontes da indústria editorial sênior em cinco países. Lançado há um ano, ele também é conhecido como Destaques. Funciona por meio de um programa de licenciamento que paga aos editores por conteúdo selecionado e é anunciado pelo Google como uma iniciativa para apoiar jornalismo de qualidade no mundo todo.

A iniciativa, no entanto, tem pontos que ainda inquietam o setor. De acordo com a investigação, o valor dos contratos individuais são diferenciados por editor e países e há provas de que editoras na Austrália estariam recebendo ofertas mais favoráveis graças à pressão política maior. A matéria também informa que o Google estaria se preparando para atrasar o lançamento do News Showcase nos Estados Unidos, por conta da pressão das editoras por maiores pagamentos.

Clique aqui  e leia a matéria  no site do Press Gazette 

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.