FIPP Insider SP e monetização: como os publishers podem se reinventar?

FIPP Insider SP e monetização: como os publishers podem se reinventar?

13 de maio de 2025
Última atualização: 13 de maio de 2025
4min
Edward Pimenta FIPP Insider SP como publishers podem se reinventar
Edward participará de painel sobre monetização e vai falar também sobre reinvenção dos publishers. Imagem: Arte Aner/Rosy Gonzalez
Márcia Miranda

Diretor de Novos Negócios da Editora Globo, Edward Pimenta é um dos participantes do painel Novos Modelos de Monetização e a Nova Economia do Conteúdo, que acontece no dia 5 de junho no FIPP Insider SP. O evento é trazido ao Brasil por uma parceria da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a FIPP (Fédération Internationale de la Presse Périodique). A proposta é reunir especialistas nacionais e internacionais para compartilhar tendências, insights e novidades sobre o mercado editorial jornalístico, na sede da ESPM, em São Paulo.

As vagas para o FIPP Insider SP são limitadas! Veja a programação completa e saiba como se inscrever aqui.

Jornalista, especializado em projetos de conteúdo multiplataforma, publicação de marcas e comunicação corporativa, Edward é professor de Marketing de Conteúdo da Universidade Mackenzie – São Paulo. Colaborador da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Colunista do site da International News Media Association (INMA).

Entre outras empresas, já trabalhou na Meta, XP, Embratel, Amazon e dezenas de outras marcas que estão na memória do público. Neste breve bate-papo ele nos conta o que espera do painel de que vai participar com o presidente da FIPP, Alastair Lewis e os também jornalistas Paulo Henrique Ferreira, sócio e diretor da Barões Brand Publishing e Guilherme Ravache, consultor, palestrante e colunista do Valor Econômico

Qual a tua expectativa pro evento?

Minha expectativa é que o evento promova conexões relevantes e trocas francas sobre os desafios e caminhos possíveis para os publishers, especialmente diante do avanço da inteligência artificial, da mudança nos hábitos de consumo de conteúdo e das novas dinâmicas de monetização no digital. O momento exige pensamento estratégico e colaboração.

Pode antecipar um pouco sobre o tema da tua participação no FIPP Insider SP?

Vou abordar como os publishers podem se reinventar diante da fragmentação da atenção, da desintermediação tecnológica e da transformação dos modelos de influência. A ideia é compartilhar reflexões práticas sobre o papel da imprensa no novo ecossistema informacional — e sobre como construir relevância e sustentabilidade nesse cenário.

Por que você acredita que os publishers devem participar desse evento?

Publishers devem participar porque precisamos pensar em soluções coletivas e buscar referências além do nosso mercado. O FIPP Insider traz olhares globais, provocações inteligentes e a oportunidade de enxergar com mais clareza os próximos passos. Num contexto de tanta disrupção, eventos como esse são ponto de apoio — e de inspiração.

Serviço:

Local : ESPM – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo (Clique e veja como chegar)

Horário : 8h15 – 18h

Custo : Não há custo para participar deste evento, mas você precisa se registrar.

Estacionamento: Próprio, da ESPM, no local. Pagamento por conta do usuário.

Este evento é organizado em parceria entre a ANER e a FIPP, com agradecimentos à ESPM, que cedeu o local. Também apoiam a iniciativa a Two Sides, a Barões Brand Publishing, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), CenpCoar NotíciasInstituto Palavra AbertaProjor, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) e Associação de Jornalismo Digital (Ajor).

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.