FIPP Insider SP e monetização: como os publishers podem se reinventar?

Diretor de Novos Negócios da Editora Globo, Edward Pimenta é um dos participantes do painel Novos Modelos de Monetização e a Nova Economia do Conteúdo, que acontece no dia 5 de junho no FIPP Insider SP. O evento é trazido ao Brasil por uma parceria da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a FIPP (Fédération Internationale de la Presse Périodique). A proposta é reunir especialistas nacionais e internacionais para compartilhar tendências, insights e novidades sobre o mercado editorial jornalístico, na sede da ESPM, em São Paulo.
As vagas para o FIPP Insider SP são limitadas! Veja a programação completa e saiba como se inscrever aqui.
Jornalista, especializado em projetos de conteúdo multiplataforma, publicação de marcas e comunicação corporativa, Edward é professor de Marketing de Conteúdo da Universidade Mackenzie – São Paulo. Colaborador da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Colunista do site da International News Media Association (INMA).
Entre outras empresas, já trabalhou na Meta, XP, Embratel, Amazon e dezenas de outras marcas que estão na memória do público. Neste breve bate-papo ele nos conta o que espera do painel de que vai participar com o presidente da FIPP, Alastair Lewis e os também jornalistas Paulo Henrique Ferreira, sócio e diretor da Barões Brand Publishing e Guilherme Ravache, consultor, palestrante e colunista do Valor Econômico
Qual a tua expectativa pro evento?
Minha expectativa é que o evento promova conexões relevantes e trocas francas sobre os desafios e caminhos possíveis para os publishers, especialmente diante do avanço da inteligência artificial, da mudança nos hábitos de consumo de conteúdo e das novas dinâmicas de monetização no digital. O momento exige pensamento estratégico e colaboração.
Pode antecipar um pouco sobre o tema da tua participação no FIPP Insider SP?
Vou abordar como os publishers podem se reinventar diante da fragmentação da atenção, da desintermediação tecnológica e da transformação dos modelos de influência. A ideia é compartilhar reflexões práticas sobre o papel da imprensa no novo ecossistema informacional — e sobre como construir relevância e sustentabilidade nesse cenário.
Por que você acredita que os publishers devem participar desse evento?
Publishers devem participar porque precisamos pensar em soluções coletivas e buscar referências além do nosso mercado. O FIPP Insider traz olhares globais, provocações inteligentes e a oportunidade de enxergar com mais clareza os próximos passos. Num contexto de tanta disrupção, eventos como esse são ponto de apoio — e de inspiração.
Serviço:
Local : ESPM – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo (Clique e veja como chegar)
Horário : 8h15 – 18h
Custo : Não há custo para participar deste evento, mas você precisa se registrar.
Estacionamento: Próprio, da ESPM, no local. Pagamento por conta do usuário.
Este evento é organizado em parceria entre a ANER e a FIPP, com agradecimentos à ESPM, que cedeu o local. Também apoiam a iniciativa a Two Sides, a Barões Brand Publishing, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Cenp, Coar Notícias, Instituto Palavra Aberta, Projor, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) e Associação de Jornalismo Digital (Ajor).