Facebook investe US$ 1 milhão em jornalismo local na Argentina
30 de agosto de 2021
O Facebook vai destinar US$1 milhão para apoiar o jornalismo independente local na Argentina e ajudar pequenos editores. entre os parceiros estão a Associação de Entidades Jornalísticas Argentinas (Adepa) e o Centro Internacional de Jornalistas (ICFJ) e com a colaboração da Asociación de Diários do Interior da República Argentina (Adira). Para poder usufruir dela, os órgãos de imprensa locais deverão comprovar pelo menos dois anos de existência, produção original e informação geral regular.
O programa prevê treinamento e orientação nas áreas de conteúdo, negócios, tecnologia, público e produtos digitais, com bolsas que variam de US $ 5.000 a US $ 25.000 a 100 veículos hiperlocais, locais e regionais na Argentina. O Facebook colocará recursos à disposição da mídia de todo o país para “desenvolver um projeto de curto prazo que resulte em ações estratégicas para sua sustentabilidade, de forma que possam continuar atendendo suas comunidades com notícias e informações de qualidade”, como informa a Adepa.
Os organizadores do programa selecionarão até 100 meios de comunicação argentinos, que receberão apoio financeiro (no valor de US $ 5.000 a US $ 25.000, dependendo do número de funcionários) e orientação para a realização de seus projetos. Também será oferecida assessoria de consultoria em transformação digital, negócios e inovação.
Além do financiamento, os meios de comunicação participarão de sessões com mentores, que os acompanharão no desenvolvimento do projeto . A tutoria e a formação incidirão nas áreas de conteúdo, negócios, tecnologia, público-alvo e produtos digitais.