Facebook investe US$ 1 milhão em jornalismo local na Argentina

Facebook investe US$ 1 milhão em jornalismo local na Argentina

30 de agosto de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

30 de agosto de 2021

O Facebook vai destinar US$1 milhão para apoiar o jornalismo independente local na Argentina e ajudar pequenos editores. entre os parceiros estão a Associação de Entidades Jornalísticas Argentinas (Adepa) e o Centro Internacional de Jornalistas (ICFJ) e com a colaboração da Asociación de Diários do Interior da República Argentina (Adira). Para poder usufruir dela, os órgãos de imprensa locais deverão comprovar pelo menos dois anos de existência, produção original e informação geral regular.

O programa prevê treinamento e orientação nas áreas de conteúdo, negócios, tecnologia, público e produtos digitais, com bolsas que variam de US $ 5.000 a US $ 25.000 a 100 veículos hiperlocais, locais e regionais na Argentina. O Facebook colocará recursos à disposição da mídia de todo o país para “desenvolver um projeto de curto prazo que resulte em ações estratégicas para sua sustentabilidade, de forma que possam continuar atendendo suas comunidades com notícias e informações de qualidade”, como informa a Adepa.

Os organizadores do programa selecionarão até 100 meios de comunicação argentinos, que receberão apoio financeiro (no valor de US $ 5.000 a US $ 25.000, dependendo do número de funcionários) e orientação para a realização de seus projetos. Também será oferecida assessoria de consultoria em transformação digital, negócios e inovação.

Além do financiamento, os meios de comunicação participarão de sessões com mentores, que os acompanharão no desenvolvimento do projeto . A tutoria e a formação incidirão nas áreas de conteúdo, negócios, tecnologia, público-alvo e produtos digitais.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.