Exame está entre os veículos que dá mais espaço aos temas ESG

Exame está entre os veículos que dá mais espaço aos temas ESG

6 de outubro de 2023
Última atualização: 9 de outubro de 2023
4min
sustentabilidade e ESG quadrados de madeira sobre fundo cinza claro
Márcia Miranda

A nova edição do relatório ESG na Mídia mostra que a Revista Exame, jornal Valor Econômico (ambos associados à Aner) e Broadcast são os veículos que mais dão espaço a assuntos relacionados a meio ambiente, causas sociais e governança. O relatório avalia o tratamento e espaço concedidos ao assunto nos meses de abril, maio e junho deste ano.

O estudo é elaborado com base em análise de um total de 1.346 reportagens, publicadas em 20 diferentes veículos de mídia que fizeram uso dos termos ESG (sigla em inglês para as ações que englobam os temas de meio-ambiente, social e governança) ou ASG (sua tradução, em português, que se refere a ambiente, social e governança.

Conversamos com a editora de ESG da Exame, Renata Faber, para conhecer um pouso mais sobre a estratégia do segmento na revista:

Há quanto tempo o trabalho específico na cobertura sobre ESG vem sendo desenvolvido?

A Exame sempre foi pioneira neste segmento, com o Guia de Sustentabilidade, e, em 2020, fizemos uma mudança para modernizar o guia. Incorporamos e colocamos no ar o prêmio melhores do ESG. Além disso a gente criou uma editoria dedicada ao tema.

Outra inovação é a ampliação da gama de produtos ESG, com cursos B2C, com uma nova empresa que chama Atteste ESG que é focada em serviços de finanças sustentáveis.  Todo mês de junho a gente tem o ESG Summit, onde a gente promove vários painéis de discussão além disso a gente tem vários eventos ao longo do ano dedicados também a empreendedorismo feminino ao mês das mulheres…

Qual o tamanho da equipe e qual a estrutura dedicada ao tema?

Hoje a nossa equipe conta com três repórteres, um editor e dois repórteres full time. A gente está crescendo esse time.

Qual o papel da cobertura ESG na estratégia da Exame? Por que a revista está investindo neste segmento?

O propósito da nossa área ESG é inspirar. A gente acredita que a gente tem a função de contar boas histórias para que essas histórias sirvam de inspiração e de ensinamento também. Acho que essa é uma agenda em que todas as empresas estão avançando. Então o nosso papel é mostrar os bons exemplos para que as pessoas possam segui-los.

Clique aqui para conhecer nova edição do relatório ESG na Mídia

Visite a página ESG da Exame

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, junte-se a nós! Participe das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Queremos ouvir a sua opinião. Participe dos debates e una-se a outros publishers e parceiros de negócios, com instituições nacionais e globais. São cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Além disso, há a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.