Em bate-papo com editores, gerente do Google recomenda webinar sobre como aparecer no Google Notícias

Em bate-papo com editores, gerente do Google recomenda webinar sobre como aparecer no Google Notícias

23 de fevereiro de 2022
Última atualização: 24 de agosto de 2023
6min
Márcia Miranda

23 de fevereiro de 2022

O Webinar com Danny Sullivan vai dar dicas sobre como veículos de notícias podem aparecer mais no Google.

Gustavo Poloni, gerente de parcerias de produtos do Google e responsável pelo Google Destaques, no Brasil, foi o convidado do Café com Aner nesta terça-feira, 22 de fevereiro. Durante o bate-papo com editores de todo o Brasil, ele falou sobre algumas das áreas e ferramentas do Google que mais interessam aos publishers e deu a dica de um webinar que acontecerá em março, sobre as práticas recomendadas para aparecer no Google Notícias.

O Café com Aner foi acompanhado por jornalistas de todo o país, que aproveitaram para tirar dúvidas, diretamente com Gustavo Poloni, sobre algumas das ferramentas do Google que mais interessam aos editores de notícias. Jornalista de formação, Gustavo trabalhou em alguns dos maiores grupos de mídia do país, como Editora Abril, Grupo Globo e Band. Seu último cargo numa redação foi como diretor de redação da revista Galileu.

“É um prazer conversar com os “coleguinhas”. Eu costumo dizer que eu saí da redação, mas a redação nunca saiu de mim. Eu sinto muito muita falta de redação. É, de longe, um dos ambientes mais ricos em que eu já trabalhei na vida. Então é um super prazer falar com todos vocês”, comemorou.

Gustavo destacou o interesse do Google em dar espaço aos veículos de notícias:

“A missão do Google é organizar as informações e fazer com que elas sejam úteis, estejam disponíveis para as pessoas. As fontes das notícias são superimportantes e têm a ver com valores. Então a gente acredita que pessoas bem-informadas tomam melhores decisões. Isso fortalece sociedades”, explicou. “A gente investe em produtos que ajudam veículos a prosperar. Queremos, efetivamente, que os veículos tenham mais assinantes, mais audiência e, de alguma forma, queremos colaborar com o trabalho que os veículos fazem no dia a dia”.

Gerar oportunidade de colaboração e entender novos negócios

Dentro do universo Google, Gustavo foi convidado para falar das oportunidades de colaboração e entendimento de novos negócios para os editores de notícias, o que às vezes se torna difícil de alcançar, pela dimensão da empresa, variedade de ferramentas e opções de participação. A longo da conversa, ele foi explicando as ferramentas e áreas do Google em que os editores podem contribuir com conteúdo. O tema monetização também fez parte do Café.

“A audiência que a gente leva para veículos é enorme. São 24 bilhões de cliques por mês que a gente leva para veículos em todo mundo, o que dá mais ou menos 9 mil cliques por segundo. É um número assustadoramente grande, assim, e mostra um pouquinho do poder que o Google tem para levar audiência qualificada para o site dos veículos que com os quais a gente trabalham e os que são ranqueados aqui na busca do Google”, completou.

Valores de monetização também foram assunto do bate-papo

O encontro também serviu para que Gustavo explicasse aos editores como o Google monetiza os sites de notícias quando vende as assinaturas dos veículos pelo serviço Assine com Google.

“A divisão de receita é a seguinte: se você não assine com o Google na web vocês vão ficar com 95% da Receita e a gente fica com 5% dessa receita (valor da assinatura do veículo)”, De acordo com Gustavo, os 5% cobrem os custos de cartão de crédito. Já se assinatura for feita através do aplicativo Android, além do serviço na web, a receita do aplicativo é diferente: “Vocês ficam com 85 porcento da Receita e a gente fica com 15%, porque há outros custos que são importantes, como manutenção da loja etc.”

Webinário vai falar sobre a Busca do Google e o Google Notícias

Durante o Café com Aner, Gustavo Poloni recomendou a todos os editores a participação no webinar com Danny Sullivan, porta-voz da Busca do Google e ex-jornalista. Segundo Gustavo, Danny vai falar sobre como funcionam a Busca do Google e o Google Notícias e dar dicas sobre as melhores práticas para que o conteúdo produzido seja indexado de forma correta, aumentando as chances de aparecimento do veículo no topo das listas.

“Esse é o segundo de uma série de webinários que a gente tá fazendo para veículos da região (América Latina) e ele tem como objetivo melhorar a performance dos veículos em Google notícias é tirar dúvidas, compartilhar links, além de uma sessão de perguntas e respostas que eu recomendo demais!”

O encontro gratuito acontece na quarta-feira, dia 16 de março, às 15h(de Brasília)

Clique aqui para se inscrever no Webinar do Google Notícias para editores da América Latina

Veja alguns links compartilhados por Gustavo para quem quer conhecer as ferramentas e entender um pouco mais sobre as possibilidades de negócios com o Google:
  • Ferramentas de dados para organizações de notícias (NTG, NCI, RCI)
https://newsinitiative.withgoogle.com/training/datatools
  • Google Discover
https://developers.google.com/search/docs/advanced/mobile/google-discover
  • Central da Pesquisa
https://developers.google.com/search
  • Web Stories
https://developers.google.com/search/docs/advanced/appearance/web-stories-creation-best-practices?hl=pt-br
https://amp.dev/documentation/components/amp-story-interactive/#amp-story-interactive-quiz
https://amp.dev/documentation/components/amp-story-interactive/#amp-story-interactive-poll
https://amp.dev/documentation/components/amp-story-360/
https://amp.dev/documentation/components/amp-form/
  • Google Notícias
https://support.google.com/news/publisher-center/?hl=en&visit_id=637356851904898312-3963514801&rd=1#topic=9603441

Clique aqui para ver a íntegra do bate-papo

Café com Aner acontece sempre às terças-feiras, a partir das 15h, e vem tratando de temas importantes para os publishers,  apresentando novas ferramentas e serviços de análises de dados, temas como tecnologia e questões jurídicas, além de convidados internacionais para debater assuntos sobre o segmento de impressos.

A iniciativa faz parte do projeto de modernização implementado pelo presidente da Aner, Rafael Soriano, que desde o início de sua gestão vem criando alternativas para aumentar a troca de informações entre os associados.  A organização e coordenação dos Cafés com Aner é da diretora-executiva da instituição, Regina Bucco, que antes de assumir o cargo, no início de outubro, já trabalhava como consultora da Aner.

Acompanhe nossas redes sociais, newsletter e o nosso site para saber como se inscrever gratuitamente para participar dos encontros.

Márcia Miranda
Administrator