Como funciona a métrica que ajuda a identificar investimento em anúncios

Como funciona a métrica que ajuda a identificar investimento em anúncios

27 de julho de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
0min
Márcia Miranda

O ROAS (Retorno do Investimento em Anúncios) é uma métrica de marketing que analisa o quanto uma empresa obtém de receita por cada real depositado em publicidade. Ele é diferente do ROI (Retorno Sob Investimento), que mede a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento em determinado negócio.

Recentemente, empresas têm se aprimorado em criar ferramentas que consigam mensurar os retornos de investimento. A Outbrain, por exemplo, lançou o Target ROAS, uma modalidade de otimização automática, projetada para indicar onde o retorno do investimento em publicidade desejado pode ser alcançado. A ferramenta usa tracking e pixels de conversão, que rastreiam e ajudam a definir a origem do acesso ao site e as ações geradas após esse acesso. Assim é possível ter uma base no volume total de conversões ou no retorno que a marca gostaria de gerar, a partir de cada real investido na Outbrain.

Veja como implementar a estratégia de rastreamento nesta matéria de Victória Navarro na Próxxima

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.