CENP: Banco de Agências Certificadas é renovado e tem acesso exclusivo a associados
O Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) renovou o seu Banco de Agências Certificadas e passa a disponibilizar um novo acesso exclusivo aos veículos associados à entidade, com informações mais detalhadas sobre as agências que detêm a Certificação de Qualificação Técnica.
“É uma excelente notícia. O Banco é uma importante ferramenta de informações para a nossa atividade”, diz Carlos Rubens Doné, Diretor Geral da Rede Itatiaia de Minas Gerais. “Trabalhar com agências certificadas é mais seguro e certamente valoriza os espaços que comercializamos em nossos veículos.”
No novo Banco disponibilizado para os veículos é possível acessar as seguintes informações das agências certificadas:
– CNPJ,
– razão social,
– nome fantasia,
– endereço,
– primeira certificação,
– última revalidação,
– data de fundação,
– grupo técnico,
– diretores de contato e os respectivos e-mails e
– cidade/UF de agências certificadas.
No site do CENP, segue disponível o acesso livre à lista integral das agências certificadas.
O acesso ao novo Banco de Agências Certificadas se dará por meio de login e senha enviadas diretamente, por e-mail, a cada veículo associado. Veículos ainda não associados ao CENP poderão obter uma senha de curta duração, para conhecerem melhor o Banco de Agências e as suas vantagens. O CENP dispõe no momento de cerca de 420 veículos de comunicação associados e aproximadamente 1 100 agências certificadas.
“Para obter a Certificação de Qualificação Técnica do CENP basta à agência ser profissional e este é um importante indicador de com quem negociamos. Para nós, veículos de comunicação, trabalhar com agências certificadas significa ganhar em segurança e pontualidade”, diz Frank Alcântara, Diretor de Negócios Integrados das Empresas Pioneiras.
Segundo Caio Barsotti, presidente do CENP, o objetivo da renovação do Banco de Agências Certificadas é exatamente este: ressaltar os benefícios aos veículos ao interagir com agências certificadas. “Com o Banco, o veículo tem a certeza, desde o primeiro momento, que está tratando com uma agência de fato e de direito nos termos da lei e das Normas-Padrão e sabe também que pode recorrer ao Conselho de Ética do CENP, caso a agência deixe de cumprir seus compromissos”, diz. “Estar em compliance em relação ao ambiente de autorregulação é fundamental para a segurança nos negócios”.
Ao mesmo tempo em que destaca benefícios, negociar com agências certificadas minimiza riscos aos veículos. “Agências certificadas, por constituírem equipes técnicas e terem acesso a pesquisas e demais insumos de mídia, estão mais habilitadas a produzirem campanhas mais eficientes para seus clientes, tanto pela qualidade criativa, quanto pelo uso intensivo de melhores técnicas, gerando o desejado círculo virtuoso que gera valor para todos, principalmente os consumidores”, diz Caio.
Ele lembra que, para garantir mais segurança nos negócios, é recomendado que no cadastro da agência junto ao veículo, esteja presente também o credenciamento do anunciante à agência. “É este documento que garante que determinada agência está, de fato e de direito, autorizada a realizar negócios em nome do cliente”, explica Caio. “A combinação destes requisitos cadastrais, agência certificada e a credencial, eleva consideravelmente a qualidade dos negócios realizados por meio das agências de publicidade”.
Certificação de Qualificação Técnica
O CENP concede o Certificado de Qualificação Técnica, citada em legislação federal, a partir de várias verificações levadas a cabo pela sua Gerência de Operações, área que abrange os departamentos de Certificação, Jurídico e Diligência Técnica de Verificação. A Certificação é concedida a agências full service e agências especializadas em promoções/eventos, marketing direto ou mídia interativa.
São condições para obter a Certificação:
– ter como principal a atividade de agência de propaganda, conforme a Lei 4.680/65 e Lei 12.232/10.
– Estrutura física adequada e independente.
– Estrutura técnica/profissional, exclusiva e permanente, de acordo com a Comunicação Normativa nº 17.
– Objeto social em conformidade com as Normas-Padrão, bem como com a Comunicação Normativa nº 16.
– Verificação dos compromissos com pesquisa de mídia, previstos no Anexo “A” das Normas-Padrão.