Artigo: MP das Fake News e a falta de debate

Artigo: MP das Fake News e a falta de debate

16 de setembro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
1min
Márcia Miranda

14 de setembro de 2021

Em artigo para o Antagonista, o advogado André Marsiglia Santos, sócio da Lourival J. Santos Advogados, fala sobre o debate acerca da Medida provisória 1.068/21, conhecida como a “MP das Fake News”. Consultor da Aner para assuntos jurídicos, ele destaca a oportunidade perdida de discutir a liberdade de expressão nas redes, sobreposta com a discussão política.

Entre os pontos levantados no artigo, o advogado, que é especializado em liberdade de expressão e de imprensa e membro da 4a. Câmara de Julgamento do Conselho de Ética do Conar, cita as “áreas cinzentas” do texto da MP, enfatizando questões como conteúdos que misturam ideologia, pornografia, religião e violência. Outro ponto é o poder de censura das plataformas de redes sociais sobre o conteúdo dos usuários.

Clique aqui e veja a íntegra do artigo em O Antagonista

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.